Em reunião na tarde nesta terça-feira (6), os líderes do PT, PDT, PSB e PCdoB na Câmara, além do atual líder da Minoria na Casa, pactuaram a formação de um bloco político para enfrentar de forma unificada a ofensiva neoliberal do governo golpista de Michel Temer.
Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), André Figueiredo (PDT-CE), Júlio Delgado (PSB-PE), Orlando Silva (PCdoB-SP) e José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria, afirmaram que as bancadas destes partidos terão como prioridade máxima a denúncia e o combate da pauta econômica neoliberal do governo comandado pelo PMDB, PSDB e DEM.
“Vamos atuar com unidade na política e de forma compartilhada entre as nossas bancadas no que diz respeito às funções de liderança do nosso bloco. Reafirmamos nossa posição de defesa incondicional dos direitos trabalhistas, da soberania nacional e da democracia”, disse Pimenta.
“O nosso entendimento é que devemos lutar de todas as formas para barrar a privatização das nossas empresas públicas, que são patrimônio do povo brasileiro, a começar pela Eletrobras, mas também a Petrobras, os bancos públicos e outras empresas”, complementou Guimarães.
O bloco político não irá funcionar como bloco parlamentar, mas os líderes garantiram que prevalecerá a unidade em torno da pauta de enfrentamento ao golpe em curso contra os trabalhadores.
PT na Câmara