Os presidentes e líderes de partidos de oposição ao governo de Michel Temer estiveram reunidos na sede nacional do PDT, em Brasília, nesta quarta-feira (7). O objetivo do encontro foi construir unidade nas ações entre as siglas oposicionistas e a sociedade civil organizada. O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), anunciou a formação de uma frente ampla em Defesa da Democracia e Soberania no País que visa a unificar as ações de mobilização em defesa da democracia, da soberania nacional e pela garantia dos direitos dos trabalhadores e aposentados.
O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também destacou que o momento é de união das siglas que se opõem às políticas desastrosas implementadas por Temer e seus apoiadores. Guimarães ainda salientou que se travará um embate contra o pacote de privatizações apresentado pelos golpistas, que inclui a venda da Eletrobras entre outras empresas públicas. O parlamentar disse que o direito de Lula ser candidato é outro ponto convergente na criação da Frente. Já a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), defende um país inclusivo e soberano para todos os brasileiros.
Participaram da reunião os líderes do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), os senadores Humberto Costa (PT-PE), Roberto Requião (MDB-PR) e João Capiberibe (PSB-AP); a presidenta do PCdoB, Luciana Santos (PE), o deputado Odorico Monteiro (PROS-CE), o líder da Minoria no Congresso, Décio Lima (PT-SC), a líder do PCdoB, Alice Portugal (BA), o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), e o líder do PDT, André Figueiredo (PDT-CE).
Foto: Rogério Tomaz Jr.