Cento e quinze crianças e adolescentes do projeto Vale Música sobem ao palco da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro na próxima quarta-feira (26), às 20h, para encenar a ópera infanto-juvenil “O Viajante das Lendas Amazônicas”, dentro da programação do III Festival Internacional de Ópera da Amazônia.
A entrada é gratuita. O evento conta com o apoio do deputado Paulo Rocha (PT-PA) e é uma realização da Musikart Produções.
“O Viajante das Lendas Amazônicas” foi baseado no texto do poeta João de Jesus Paes Loureiro, musicado e orquestrado pelo compositor russo Serguei Firsanov, radicado em Belém há 17 anos. “O Viajante” é um exemplo raro de ópera no Brasil que valoriza as origens indígenas da cultura amazônica, além de reunir dois artistas de países distantes, o Brasil, com tradição de narrativas populares marcadas, na Amazônia, pela mitologia; e a Rússia, de conceituada tradição operística.
O espetáculo tem duração de duas horas e meia e é encenado em três atos: Lenda do Uirapuru, Lenda dos Insetos e Lenda do Tamba-Tajá. O enredo entra no mundo das lendas caboclas, contando a história de um curumim que pede carona a um canoeiro. A viagem segue recheada com narrativas fantásticas sobre as nossas lendas. O coro e a orquestra da ópera são formadas pelos alunos do projeto Vale Música, criado pela Fundação Vale e coordenado, no Pará, pela Fundação Amazônica de Música (FAM).
Assessoria Parlamentar