ONU reconhece avanços do Brasil nas políticas para pessoas com deficiência

PEPEVARGAS

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, encerrou nesta quarta-feira (26), em Genebra, na Suíça, a apresentação da evolução das políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil. Ele chefiou a delegação brasileira na “14ª Sessão do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas”.

O encontro é periódico e reúne todos os países que ratificaram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas. A Convenção foi promulgada no Brasil como norma constitucional em 2009.

Pepe Vargas destacou como avanços dos últimos anos no país o aumento na criação de políticas públicas e aprovação de novas legislações a pessoas com deficiência. As iniciativas foram reconhecidas pelos representantes da ONU presentes na reunião. “O Brasil é reconhecido como uma liderança do Hemisfério Sul na temática dos direitos da pessoa com deficiência. É um país que vem tendo avanços significativos nessa área, e que tem agora o desafio de universalizar o acesso a esses direitos”, disse o ministro.

Entre as iniciativas apresentadas pela delegação brasileira em Genebra, estava a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em julho de 2015. A lei revoga uma série de dispositivos do Código Civil brasileiro que limitavam a autonomia e a capacidade jurídica dessa parcela da população. Além disso, cria benefício para estimular a inclusão no mercado do trabalho e torna crime a discriminação da pessoa com deficiência, entre outras medidas.

Também foi apresentado na ONU o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que determina quatro eixos de atuação: acesso à educação; atenção à saúde; inclusão social e acessibilidade. Outra conquista destacada foi Programa Nacional de Direitos Humanos, instituído em 2009, e que definiu como objetivos estratégicos a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e garantia da acessibilidade igualitária.

Desafios – Apesar dos progressos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência nos últimos anos, o ministro Pepe Vargas afirmou que o país ainda precisa avançar na construção de políticas públicas que contemplem especificidades regionais e públicos específicos, como quilombolas e indígenas. Também destacou como desafios a construção de um modelo para valoração da deficiência com base na Classificação Internacional de Funcionalidades e a efetiva inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho em igualdade de condições com os demais.

Assessoria de Comunicação Social SDH

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100