No primeiro semestre de 2014, comparado ao mesmo período do ano anterior, a América Latina sofreu uma redução de 23% do investimento estrangeiro direto (IED), enquanto o Brasil obteve um aumento de 8% nesse indicador. México (-66%), Peru (-18%) e Chile (-16%), integrantes da Aliança do Pacífico, tão elogiada pelos opositores do Mercosul, tiveram fortes reduções de IED.
Os dados, que englobam 15 países, foram divulgados nesta sexta-feira (24) pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para o deputado José Guimarães (PT-CE), o informe da Cepal demonstra a solidez da economia brasileira e a correção da política econômica do governo, ao mesmo tempo em que é um balde de água fria sobre os analistas que criticam a economia brasileira. “Essa notícia é uma derrota para os pessimistas de plantão e para os partidários do ‘quanto pior, melhor’. Como pode um país estar em crise econômica se aumentam os investimentos estrangeiros, se temos um o menor desemprego da história e um dos menores do mundo?”, questiona Guimarães.
“Os dados da Cepal reforçam a certeza de que o nosso crescimento é consistente e permanente. E a nossa política econômica é correta, pois se pauta pela manutenção do emprego e pela melhoria constante da qualidade de vida da população. Temos um alto nível de emprego formal, temos segurança jurídica e um ambiente positivo, por isso os investimentos estrangeiros vêm aumentando, ao contrário do que acontece em muitos países da América Latina”, complementa o parlamentar cearense.
Em nível global, estima-se que os fluxos de IED vão aumentar 10% em relação a 2014, sobretudo em razão de investimentos recebidos pelos países desenvolvidos.
Confira a lista completa do balanço do IED na América Latina no primeiro semestre de 2014:
Argentina: -101%
Bolívia: -1%
Brasil: 8%
Chile: -16%
Colômbia: 10%
Costa Rica: -21%
El Salvador: -67%
Guatemala: 3%
Honduras: 1%
México: -66%
Panamá: 26%
Peru: -18%
Rep. Dominicana: 20%
Uruguai: 9%
Venezuela: -54%
Rogério Tomaz Jr.