ONU: Brasil tem aumento de investimento estrangeiro em 2014, enquanto América Latina tem forte queda

dolar25082014
 
No primeiro semestre de 2014, comparado ao mesmo período do ano anterior, a América Latina sofreu uma redução de 23% do investimento estrangeiro direto (IED), enquanto o Brasil obteve um aumento de 8% nesse indicador. México (-66%), Peru (-18%) e Chile (-16%), integrantes da Aliança do Pacífico, tão elogiada pelos opositores do Mercosul, tiveram fortes reduções de IED.
 
Os dados, que englobam 15 países, foram divulgados nesta sexta-feira (24) pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Para o deputado José Guimarães (PT-CE), o informe da Cepal demonstra a solidez da economia brasileira e a correção da política econômica do governo, ao mesmo tempo em que é um balde de água fria sobre os analistas que criticam a economia brasileira. “Essa notícia é uma derrota para os pessimistas de plantão e para os partidários do ‘quanto pior, melhor’. Como pode um país estar em crise econômica se aumentam os investimentos estrangeiros, se temos um o menor desemprego da história e um dos menores do mundo?”, questiona Guimarães.
 
“Os dados da Cepal reforçam a certeza de que o nosso crescimento é consistente e permanente. E a nossa política econômica é correta, pois se pauta pela manutenção do emprego e pela melhoria constante da qualidade de vida da população. Temos um alto nível de emprego formal, temos segurança jurídica e um ambiente positivo, por isso os investimentos estrangeiros vêm aumentando, ao contrário do que acontece em muitos países da América Latina”, complementa o parlamentar cearense.
 
Em nível global, estima-se que os fluxos de IED vão aumentar 10% em relação a 2014, sobretudo em razão de investimentos recebidos pelos países desenvolvidos.
 
Confira a lista completa do balanço do IED na América Latina no primeiro semestre de 2014:
 
Argentina: -101% 
Bolívia: -1% 
Brasil: 8% 
Chile: -16%
Colômbia: 10% 
Costa Rica: -21%
El Salvador: -67% 
Guatemala: 3% 
Honduras: 1% 
México: -66% 
Panamá: 26% 
Peru: -18% 
Rep. Dominicana: 20% 
Uruguai: 9% 
Venezuela: -54%
 
Rogério Tomaz Jr. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex