OIT qualifica políticas de proteção social do Brasil como “poderosa lição de desenvolvimento”

OITonferencia

Foto: Pouteau / Crozet/ Albouy

Em relatório publicado em junho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca o Bolsa Família como o maior programa de transferência de renda do mundo e enaltece a sua contribuição para o combate ao trabalho infantil. O “Relatório Mundial sobre Proteção Social 2014-2015” ressalta ainda a estratégia brasileira – implementada pelo ex-presidente Lula, com ênfase a partir de 2008, com a eclosão da crise econômica mundial – de crescimento baseado no estímulo à demanda interna e a relação desta com a proteção social.

O documento cita que o Brasil “acelerou a expansão da cobertura da proteção social e do salário mínimo a partir de 2009” e que esta política representa, juntamente com ações similares em outros países, uma “poderosa lição de desenvolvimento” para o mundo.

“No Brasil, Cabo Verde, China, Gana, Índia, México, Moçambique, África do Sul e Tailândia, por exemplo, a gradual extensão da cobertura da segurança social tem tido um significativo impacto sobre o bem-estar da população, e contribuiu, em conjunto com políticas econômicas e para o emprego e o mercado de trabalho, para o fomento econômico, o desenvolvimento social e o crescimento inclusivo”, diz o relatório.

No caso do trabalho infantil, a OIT considera que “reduções do trabalho infantil são mais evidentes onde os benefícios em dinheiro são integrados com elementos adicionais, como os programas pós-escolares, como no Brasil”, fazendo menção ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), integrado ao Bolsa Família em 2006.

O Bolsa Família, registra o documento, tem um “custo anual de US$ 3,9 bilhões (0,4% do PIB)” e “programas similares foram implementados em outros 16 países da América Latina e Caribe, cobrindo cerca de 70 milhões de pessoas ou 12% da população na região”.

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado Amauri Teixeira (PT-BA) ocupou a tribuna, nesta quarta-feira (2), para falar sobre o estudo da OIT. “O êxito do Bolsa Família tem sido reconhecido por diversos organismos internacionais, por diversas pesquisas acadêmicos no Brasil e no exterior, e esse relatório da OIT atesta o que já sabemos e o que a oposição quer negar: que o Bolsa Família, além de beneficiar diretamente as pessoas, tem um impacto muito positivo para a economia do País, especialmente na região Nordeste, onde a economia das pequenas e médias cidades foi muito dinamizada”, disse Amauri.

Para o parlamentar baiano, “não é à toa que o Brasil possui hoje um dinamismo econômico diferenciado” no cenário internacional. “O Bolsa Família, combinado com as demais políticas sociais, com os aumentos reais do salário mínimo e com os investimentos do PAC, tem nos garantido um espetacular diferencial que resulta no crescimento econômico com inclusão social”, acrescentou o deputado baiano.

O relatório está disponível na íntegra (em inglês) no link abaixo:

http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—dgreports/—dcomm/documents/publication/wcms_245201.pdf

Rogério Tomaz Jr.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100