O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) realizou pronunciamento em solidariedade aos Médicos Sem Fronteiras, nesta quinta-feira (8), na Câmara dos Deputados. A organização foi vítima de um bombardeio norte-americano que atingiu o hospital de Kunduz, no Norte do Afeganistão, no último sábado, dia 22.
“Como médico, humanista, criador da Rede Gandhi – Saúde, Cultura de Paz e Não Violência e defensor da harmonia entre os povos não poderia deixar de registrar a minha solidariedade à entidade Médicos Sem Fronteiras, por esse ataque que ceifou a vida de 22 pessoas; 10 pacientes, incluindo 3 crianças, e 12 profissionais da entidade, premiada com o Nobel da Paz, no ano de 1999”, afirmou o parlamentar.
Odorico se somou ao pedido da presidente da entidade, Dra. Joanne Liu, que realizou pronunciamento, em Genebra, pedindo para que os fatos e as circunstâncias do ataque sejam investigados de forma independente e imparcial pela Comissão Internacional Humanitária, órgão previsto nos Protocolos Adicionais das Convenções de Genebra para investigar violações de Direito Internacional Humanitário.
A presidente da MSF defendeu, ainda, que a elucidação do ataque não pode se restringir às investigações militares internas realizadas pelas forças dos Estados Unidos, Otan e Afeganistão.
“Não podemos permitir que essa flagrante violação de direitos humanos fique impune, muito menos aceitar a versão oficial apresentada pelos Estados Unidos de que o bombardeio ao hospital foi um erro de operação militar, um mero efeito colateral de uma guerra sangrenta contra o terrorismo”, enfatizou Odorico.
“Faço aqui um apelo para que o Brasil, pela posição de liderança que conquistou no mundo por desenvolver uma política internacional equilibrada, altiva e fundamentada no diálogo franco e democrático, contribua de forma efetiva para que a Comissão seja instalada e os fatos investigados”, completou o parlamentar.
MSF– Os Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva ajuda às pessoas em contextos de epidemias, guerras e desastres naturais. A organização criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas está presente em mais de 60 países, oferecendo cuidados de saúde e prestando ajuda humanitária. Mais de 36 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades compõem a organização.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara