Odorico é designado relator-adjunto da CPI da Máfia das Órteses e Próteses

odoricoMonteiroComissao

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) foi designado relator-adjunto de sistematização da CPI da Máfia das Órteses e Próteses. Na terça-feira (12), o deputado assumiu, extraordinariamente, a relatoria integral da CPI, em substituição ao relator André Fufuca (PEN-MA).

Na reunião de terça, a CPI convidou integrantes de instituições de saúde com objetivo de prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da aquisição de Órteses e Próteses e materiais especiais. Foram ouvidos representantes do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Unimed Campinas e de Belo Horizonte e do Hospital Albert Einstein.

De acordo com o deputado Odorico, pode-se constatar a partir das falas dos convidados a total desregulamentação do setor, o que acaba fragilizando todo o sistema de saúde. “O sistema de saúde brasileiro é de relevância pública, seja ele praticado numa operadora de plano de saúde, seja ele praticado no SUS. Nós constatamos coisas absurdas, a exemplo, de um procedimento realizado no mesmo paciente, na mesma operadora de saúde, em que ele custou R$ 106 mil num hospital de São Paulo e R$ 32 mil, em Campinas”, afirmou o deputado, ao ressaltar que este caso demonstra como o setor necessita de regulamentação.

Segundo o parlamentar, os trabalhos da CPI já têm gerado resultados positivos. “A CPI por si só apresenta dados importantes, de que já houve uma redução do uso de órtese e prótese em torno de 30%”, comemorou, ao destacar que a existência da CPI já inibiu um conjunto de procedimentos desnecessários.

“Não tenho dúvidas de que ao estabelecer protocolos claros, quando se estabelece a medicina baseada em evidência como critério de indicação, bem como a importância de se ouvir uma segunda opinião médica para cada caso, inclusive, garantindo que o médico que prescreve não seja o mesmo que vai realizar o procedimento, tudo isso já reduz custos”, avaliou.

“Estamos trabalhando para dar uma contribuição importante para esse setor no Brasil. A Câmara aponta claramente no sentido de dar uma contribuição ao sistema de saúde, de modo a melhorar a qualidade assistencial, reduzir os custos, enfim, aumentar a eficácia e eficiência a partir de recomendações que indicam a necessidade de uma tabela de precificação, da padronização do instrumental utilizado e da normatização da nomenclatura desses materiais de modo a melhorar um setor tão importante para a saúde dos brasileiros”, concluiu Odorico.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex