O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assina na tarde desta quarta-feira a ordem de serviço para que sejam iniciadas as obras de duplicação dos cerca de 90 quilômetros da BR-365 entre Uberlândia (MG) e o chamado Trevão, no município de Monte Alegre (MG). A obra conta com R$ 285 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), informou o deputado Gilmar Machado (PT-MG).
“Esta obra do PAC significa aumento da competitividade do Brasil, pois os produtos do Triângulo Mineiro e do Centro-Oeste chegarão de forma mais rápida e barata até Santos, além de garantir mais segurança aos mais de 11 mil motoristas que trafegam diariamente no trecho”, afirmou Gilmar Machado, que é vice-líder do Governo no Congresso. A obra permitirá, dentro de dois anos, a interligação entre Brasília e o Porto de Santos em pista totalmente duplicada.
O parlamentar petista assinalou que a obra é um exemplo de eficácia do PAC, que tem sido atacado pela oposição, em especial o PSDB, que promete acabar com o programa caso venha a ocupar novamente a Presidência da República. “A oposição está sem rumo e cega para ver os resultados positivos do PAC: só na região de Uberlândia, os investimentos totalizam R$ 1 bilhão, gerando empregos e renda, além de resolver gargalos de infra-estrutura que foram ignorados por outros governos”, disse Gilmar Machado.
O trecho da BR-365 no Triângulo Mineiro é um dos mais importantes da região, ligando-a a Goiás. As empresas que concluirão a duplicação também ficarão responsáveis pela restauração da pista existente que apresenta buracos ao longo do trecho devido ao período chuvoso. Com as duplicação, os motoristas terão menos riscos de acidentes provocados pelas ultrapassagens e com falta de acostamento O edital de licitação foi dividido em quatro lotes.
Equipe Informes