O TSE não tem direito de censurar, afirma secretário nacional de Cultura do PT

Em nota, o secretário nacional de Cultura do PT,  Márcio Tavares, criticou a decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral, de acatar pedido do partido do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro para censurar os artistas participantes do festival Loolapalooza, que ocorre neste fim de semana em São Paulo. “O TSE não é um órgão de censura, mas um guardião da democracia”, alerta Tavares.
Na representação, O PL mencionou  a apresentação da cantora Pabllo Vittar que, na sexta 25, antes de deixar o palco, pegou uma bandeira vermelha com o rosto de Lula e, em outros momentos, fez o sinal da letra L com a mão.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:

“A decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral, de acatar pedido do partido de Bolsonaro para censurar os artistas participantes do festival Loolapalooza, é um ato de censura incompatível com um tribunal que deveria zelar pelas garantias democráticas.

Os artistas já tiveram cassado o seu direito constitucional de manifestar, por meio de sua arte, de seu trabalho, as suas posições políticas durante o processo eleitoral. Agora, se veem amordaçados pelo TSE em seu direito de manifestação contra um governo autoritário que persegue cotidianamente as artes e a cultura.

É aterrador que um juiz responda positivamente aos anseios de censura de Jair Bolsonaro, que se incomodou pelo impacto do posicionamento de artistas como Emicida, Marina e Pablo Vittar.

O TSE não é um órgão de censura, mas um guardião da democracia. O tribunal e seus juízes deveriam se preocupar com a campanha antecipada feita por Bolsonaro em atividades governamentais, com a enxurrada de fakenews que entopem as redes sociais e contaminam a sociedade, bem como com as tentativas de descredenciar a credibilidade do sistema eleitoral, e não com artistas que exercem seu direito cidadão à livre manifestação em evento privado.

Defendemos a liberdade de expressão artística e política. Censura nunca mais e democracia para sempre.

Márcio Tavares
Secretário Nacional de Cultura do PT

Coletivo Nacional de Cultura do PT

Secretaria Nacional de Cultura do PT”

 

Redação PT na Câmara com PT  nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também