A deputada federal Ana Perugini (PT-SP), coordenadora-geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, conclamou mulheres e homens a irem às ruas contra a PEC 287, proposta do governo que prevê o fim da aposentadoria, e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. O chamado ocorreu no sábado (25), durante a abertura do 2º Encontro Mulheres no Poder, em Hortolândia, município da Região Metropolitana de Campinas.
Ana criticou a liberação da terceirização irrestrita em empresas e órgãos públicos do país, aprovada na última quarta-feira (22) pelo plenário da Câmara dos Deputados, e disse que o momento é de mobilização.
“Encontros como esse servem para nos alertar de que o silêncio não vai nos salvar. Precisamos ir às ruas, em defesa dos nossos direitos, da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], da Constituição e da democracia”, discursou a deputada, agradecendo a presença de representantes de 20 cidades paulistas.
Além dos vários palestrantes presentes, foram exibidos, ao longo do evento, depoimentos da advogada, conselheira da OAB São Paulo e professora de Direito do Trabalho, Fabíola Marques; da doutora em educação Ivonete Aparecida Alves, do grupo afro-brasileiro Mocambo Nzinga; da cientista social Tatau Godinho; e da superintendente da da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Bueno.
Com foco no debate de temas como enfrentamento à violência e empoderamento das mulheres, o encontro foi um desdobramento do Seminário Mulheres no Poder, realizado em dezembro, por iniciativa conjunta da Câmara e do Senado. Na ocasião, um grupo de mulheres de várias regiões do Estado viajou a Brasília, a convite de Ana, para participar do evento, que reuniu deputadas, senadoras, representantes da ONU Mulheres e de coletivos feministas do país.
Assessoria Parlamentar
Foto: Carlos Ventura