O que muda na nova concessão da Ponte Rio-Niterói? – José Augusto Valente

Ponte Rio niteroi
 
O antigo contrato de concessão da operação e manutenção da Ponte Rio-Niterói se encerra neste ano, o que levou o governo federal a fazer um novo leilão dessa concessão.
 
O certame foi realizado quarta-feira passada (18/3) e a empresa Ecorodovias foi a vencedora do leilão público para operar, nos próximos 30 anos, sob concessão, os 13,2 quilômetros de extensão da Ponte Rio-Niterói.
 
Pelas regras do leilão, venceria quem apresentasse proposta de menor preço de pedágio, cujo teto foi fixado pelo governo em R$ 5,18620, a preços de janeiro de 2014.
 
A vencedora apresentou a menor oferta de pedágio de R$ 3,28 reais por veículo, um preço 36,67% menor do que o teto máximo fixado pelo governo no Edital.
 
Uma grande vitória para o governo Dilma, para os usuários da Ponte e para o país!
 
O que muda nesse novo contrato?
 
Para começar, o pedágio que atualmente está em R$ 5,20, para automóveis ou por eixo de caminhão, passará a R$ 3,70, já que o valor proposto (R$3,28) referia-se a janeiro de 2014.
 
O melhor de tudo é que, apesar da redução significativa do valor do pedágio, investimentos significativos serão realizados no período do contrato. os investimentos em infraestrutura na concessão foram calculados em R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 810 milhões nos cinco primeiros anos.
 
Entre as obras se destacam um viaduto entre a ponte e a Linha Vermelha; a construção de uma passagem do tipo ‘mergulhão’ na Avenida Feliciano Sodré (direção leste-oeste) passando sob a Praça Renascença, em Niterói; e a Via Portuária, que ligará a Ponte e a Av. Brasil ao Porto do Rio de Janeiro, melhorando o fluxo de caminhões e evitando a interferência urbana no bairro do Caju, adjacente ao porto.
 
A ponte Rio-Niterói tem um fluxo de 56 milhões de veículos por ano e atende, em grande parte, as necessidades de deslocamentos entre Rio/Baixada Fluminense e Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Macaé, Campos e Vitória/ES. Nos fins de semana, feriadões e no verão, atende aos deslocamentos de veranistas que moram no Rio e Baixada Fluminense em direção à Maricá, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Cabo Frio e Búzios, entre outras cidades.
 
Um aspecto importante, nisso tudo, é que o governo federal vem conseguindo, sucessivamente, reduzir tarifas de pedágio, graças ao seu modelo de leilão buscando o menor preço. É muito grande o contraste entre os valores de pedágios do governo do Estado de São Paulo e das rodovias federais, na medida que aqueles visam auferir receita com o leilão (outorga onerosa), refletindo em elevados valores, como é o caso da Imigrantes, Bandeirantes e Anhanguera, entre outras rodovias de São Paulo.
 
Com o leilão de nesta quarta-feira, o governo retomou o programa de concessões à iniciativa privada de trechos de rodovias do país. Na lista de possíveis próximos leilões estão trechos da BR 163 entre Sinop, em Mato Grosso, e o Pará; da BR 364, entre Rondonópolis (MT) e Goiânia (GO); outro trecho da BR 364, entre Mato Grosso e Minas Gerais; da BR 476, entre Paraná e Santa Catarina; e da BR 480, entre Goiás e Minas Gerais. Estima-se nesta nova fase do programa investimentos da ordem de R$ 18,3 bilhões.
 
José Augusto Valente é especialista em logística.
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100