O PT, o governo Lula e o Congresso Nacional – artigo de Zeca Dirceu

Líder Zeca Dirceu. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse que entre os principais desafios do partido, junto com a base de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional, estão a necessária composição  da governabilidade e a retomada do processo de transformações que leve à construção de um país mais justo, igualitário e com respeito ao meio ambiente, à soberania nacional e aos direitos sociais e trabalhistas.

“É um momento histórico no qual a Bancada do PT coloca-se em sintonia fina com a vontade do povo brasileiro e com o governo de coalizão liderado pelo presidente Lula a fim de criar condições para implementar políticas públicas que permitam aos brasileiros e brasileiras melhores condições de vida e esperança no futuro”, afirmou o líder, em artigo na revista digital Focus, da Fundação Perseu Abramo.

“A agenda primordial é a do crescimento da economia, com geração de emprego e renda, erradicação da fome e retomada de programas nas áreas de educação, saúde e moradia”, disse. “Valorização do salário mínimo, com o aumento do poder de compra da população brasileira, e controle da inflação, são também ações cruciais para o povo brasileiro.  As políticas públicas a serem implementadas pelo governo federal em boa parte dependem de decisões do Congresso Nacional”, completou.

Leia a íntegra do artigo:

 

O PT, o Governo Lula e o Congresso Nacional

 

Por Zeca Dirceu (*)

 

A bancada do Partido dos Trabalhadores, junto com os partidos aliados, terá papel fundamental na nova legislatura iniciada no dia 2 de fevereiro. Além da necessária construção da governabilidade para o sucesso do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desafio principal é retomar o processo de transformações que leve à construção de um país mais justo, igualitário e com respeito ao meio ambiente, à soberania nacional e aos direitos sociais e trabalhistas.

 

A agenda primordial é a do crescimento da economia, com geração de emprego e renda, erradicação da fome e retomada de programas nas áreas de educação, saúde e moradia. Valorização do salário mínimo, com o aumento do poder de compra da população brasileira, e controle da inflação, são também ações cruciais para o povo brasileiro.  As políticas públicas a serem implementadas pelo governo federal em boa parte dependem de decisões do Congresso Nacional.

 

Duas agendas importantíssimas no Parlamento: a reforma tributária, para acabar com o injusto sistema atual, no qual a classe média e os pobres pagam mais imposto do que os ricos, e a aprovação da Medida Provisória do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), a qual garante aos conselheiros representantes da Fazenda Nacional o desempate das votações a favor da União.

 

O Brasil tem pressa, depois do desastroso governo neofascista que trouxe o caos nos últimos quatro anos. É preciso criar condições para pavimentar um caminho que  melhore a vida do povo brasileiro de maneira muito mais rápida e eficiente. No âmbito parlamentar, nossa Federação, integrada pelo PT, PCdoB e PV, atuará de forma unida e firme, com presença nos espaços institucionais da Câmara, desde as comissões temáticas até a Mesa Diretora, com a presença da companheira Maria do Rosário (PT-RS) como titular da Segunda Secretaria.

 

Na prática, o amplo apoio no Parlamento já começou bem antes de Lula assumir, com a aprovação, em dezembro passado, da PEC do Bolsa Família – que abriu espaço fiscal e financeiro não só para o pagamento dos R$ 600,00 do Bolsa Família -, mas também para uma série de outras políticas públicas.

 

A despeito do desastroso legado econômico, social, ambiental e social do governo anterior, o Brasil, com Lula, começa a entrar no eixo, com credibilidade externa e ações para atrair investidores estrangeiros. Porém, é fundamental uma atuação firme dos poderes constituídos na defesa da Democracia e de suas instituições, não dando margem para qualquer ação de cunho golpista e fascista,  garantindo a  responsabilização de protagonistas e mentores de atos violentos e antidemocráticos.

 

Antes mesmo de concluir 30 dias dos atos terroristas do dia 8 de janeiro,  protagonizados por setores inconformados com a derrota eleitoral em 2022   que promoveram tentativa de um golpe de Estado, nossa democracia  mostrou sua  força, com a abertura dos anos judiciário e legislativo, com as posses dos parlamentares e eleições para as Mesas do Congresso.

 

Há confiança na capacidade de Lula de retomar o caminho do desenvolvimento econômico e social, da garantia de direitos e da defesa da nossa soberania e do patrimônio ambiental como a floresta amazônica. É um momento histórico no qual a Bancada do PT coloca-se em sintonia fina com a vontade do povo brasileiro e com o governo de coalizão liderado pelo presidente Lula a fim de criar condições para implementar políticas públicas que permitam aos brasileiros e brasileiras melhores condições de vida e esperança no futuro.

 

A Bancada do PT, ao lado  do presidente Lula, está na trincheira para  realizar as transformações necessárias para que o Brasil volte a  ser feliz de novo.

 

(*) Deputado federal pelo Paraná (PT-PR), é líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados”

 

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100