Processo contra Lula é consequência do medo da oligarquia, afirma Konder Comparato

Depois de cinco séculos de domínio da oligarquia, há algo de espantoso acontecendo na vida brasileira, segundo o jurista Fábio Konder Comparato: “A oligarquia está com medo”. E o processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma consequência disso, acrescentou Comparato, que participou ontem à noite (18) de ato pelo direito de Lula ser candidato.

“Temos de organizar o povo. Ele é quem vai vencer a oligarquia”, disse ainda o jurista, defendendo maior uso de “brechas” deixadas pelos oligarcas na Constituição, como o uso de plebiscito e referendos, particularmente em nível local. “Os municípios têm de reformar sua legislação.” Além disso, apontou, “é indispensável tributar as grandes fortunas”.

Um dos primeiros a se manifestar na Casa de Portugal, em São Paulo, Comparato disse que “depois de anos de desespero” ele tem a convicção de que algo está mudando no país. “E a grande mudança é essa sensação de temor da oligarquia” em relação fato de “um homem da classe operária” tornar-se chefe de Estado no Brasil.

Apresentado como “ex”, depois de sua gestão à frente da prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad disse que ele é que sente saudade “do Brasil de muito pouco tempo atrás”, referindo-se ao governo Lula, de quem foi ministro da Educação. “O sonho deles é disputar quem vai ganhar por WO”, ironizou, para acrescentar que o petista está pronto para disputar e ganhar.

“Eles têm todo o direito de (tentar) ganhar do Lula. Está difícil, mas eles têm direito. (Lula) tem 72 anos, energia de 30 e tesão de 20”, afirmou Haddad, arrancando gargalhadas do público. Em seu discurso, no final do ato, o próprio ex-presidente repetiria a expressão, brincando: “Não se descuidem!”.

Surreal – A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), chamou o processo contra Lula de “surreal”. “Não é só porque não tem prova, é porque não tem crime. Como um bem da OAS pertence ao ex-presidente”, afirmou, referindo-se ao apartamento de Guarujá, no litoral sul paulista, recentemente penhorado por decisão judicial – como sendo da construtora.

Para Gleisi, “a única solução possível” para o caso é a absolvição do ex-presidente. “O TRF tem a oportunidade de mostrar que aqui tem justiça. A sentença de (Sérgio) Moro é uma vergonha para o mundo jurídico”, disse a senadora, referindo-se à decisão em primeira instância.

Ela também criticou o presidente do TRF4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, que em audiência com a presidenta do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, apontou riscos no julgamento. “Corre risco? Eles é que fizeram o Brasil correr risco”, rebateu.

Gleisi fez ainda menção indireta a declarações que causaram certa polêmica, sobre resistência conforme os desdobramentos do julgamento. “Somos pacíficos, mas não somos passivos e nem somos mansos”, afirmou. “Não vamos admitir uma condenação.”

Sem citar nomes, a senadora fez ainda referência à Rede Globo, que segundo ela “assumiu, enfim, de cara lavada, seu papel político” e teria resolvido fazer o seu próprio plano de governo. “Venha, não temos medo de enfrentar o seu candidato.”

Sabedoria do povo – A última fala, antes do próprio ex-presidente, foi da professora Nita Freire, viúva do também educador Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira. “Acho muito difícil defender o que não precisava ser defendido, que é a candidatura do Lula. Tu pareces tanto com o Paulo…”, disse Nita. “Sinto que vocês têm essa mesma irmandade, saber valorizar a sabedoria do povo.” Sobre o julgamento, ela disse ter a “intuição” de que “vai ser 3 a 0 para nós”.

Para outro pedagogo, Demerval Saviani, “a democracia formal precisa se transformar em democracia real”. Isso só será possível, segundo ele, por meio da educação. Ele lamentou a ruptura simbolizada pela deposição “de uma presidenta democraticamente eleita”, referindo-se a Dilma Rousseff.

“Quebrada a institucionalidade democrática, não se respeitam mais as regras do jogo”, disse Saviani, atualizando uma conhecida expressão: “Aos amigos, tudo. Aos adversários, a violação da lei”.

Segundo ele, o direito de decidir diretamente os destinos do País “é condição para continuarmos considerando este País democrático”. Saviani afirmou que as medidas do atual governo para a educação fazem o Brasil retroceder não à ditadura civil-militar iniciada em 1964, mas ao período do Estado Novo (1937-1945).

Síntese da luta – A professora e escritora Rosane Borges afirmou que a candidatura de Lula não pode ser vista sob uma perspectiva “salvacionista”, mas representaria “a síntese da luta de classes, que tem um fundamento racial e de gênero”.

O reitor do Instituto Federal de São Paulo, Eduardo Modena, lembrou que a instituição foi criada sob o governo Lula. “Não é você que quer ser candidato, nós é que queremos que você seja candidato. Só tinha 149 escolas técnicas (antes do ex-presidente), hoje nós temos 642.”

Padre Paulo Sérgio Bezerra, que atua na zona leste de São Paulo, leu mensagem de Dom Angélico Sândalo Bernardino, que nesta sexta-feira (19) completa 85 anos: “Você é o mais destacado líder popular brasileiro”, disse o religioso a Lula, considerando uma eventual condenação um “nefasto atentado à democracia, com graves repercussões, inclusive internacionais”.

Os organizadores citaram manifestações de apoio enviadas pelo filósofo norte-americano Noam Chomsky (o Brasil “precisa cumprir princípios democráticos e garantir que a voz do povo não seja silenciada”), do jurista Celso Antônio Bandeira de Mello e da professora e pesquisadora Ermínia Maricatto.

Manifesto – O diplomata e ex-ministro Celso Amorim, um dos criadores do manifesto “Eleição sem Lula é fraude”, disponível na internet, leu mensagem do ex-secretário-geral da Anistia Internacional Pierre Sané: “O Brasil não merece as demonstrações patéticas que temos visto no País. Se os cidadãos africanos pudessem votar, eles votaram em massa para levar Lula de volta ao poder”.

Até agora, o manifesto tem pouco mais de 190 mil adesões. Amorim disse que 10% das assinaturas vêm da Argentina.

Rede Brasil Atual

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100