A realização da Copa do Mundo FIFA 2014 em Brasília, assim como no restante do País, tem se mostrado um sucesso. A primeira partida disputada na cidade, entre Suíça e Equador, por exemplo, foi responsável pelo segundo maior público até agora no mundial. Mais de 68 mil torcedores compareceram ao Estádio Nacional de Brasília, público inferior apenas à partida disputada entre Argentina e Bósnia, no Maracanã, com público de 74.738 torcedores. A segunda partida da Copa no DF será nesta quinta (18) entre Colômbia e Costa do Marfim.
Para o deputado Policarpo (PT-DF), o sucesso do evento na capital da República extrapolou o que ocorreu dentro do estádio. “Fui ao jogo (Suíça X Equador) e digo que foi um lindo espetáculo. O público saiu satisfeito, inclusive os turistas. E tudo correu bem também fora do estádio, desde o acesso até a questão da segurança”, revelou o parlamentar.
Entre os maiores investimentos realizados pelo governo do Distrito Federal nos últimos anos, com apoio financeiro do governo federal, está o que foi realizado no setor de mobilidade urbana. Na área central da cidade, que circunda os setores hoteleiros, o Parque da Cidade e o Eixo Monumental quilômetros de ciclofaixas estão prontas para uso. Em todo o DF, já existem cerca 600km à disposição dos ciclistas.
Somados a esse diferencial, os investimentos em transporte público também potencializaram o atendimento à população e aos turistas que devem visitar o DF durante a Copa do Mundo. Pela primeira vez na história do Distrito Federal, todo o Sistema de Transporte Público Coletivo está sendo licitado para a renovação e modernização da frota. O governo do Distrito Federal já entregou à população 2.364 coletivos novos, o que corresponde a 90% do total de 2.628 da nova frota.
Visitantes – Segundo o Ministério do Turismo, o DF será entre todas as 12 cidades-sede da Copa a segunda mais visitada por turistas nacionais e estrangeiros. Durante o mundial, são esperados na cidade 490 mil visitantes, atrás apenas do Rio de Janeiro. A projeção é de que os hóspedes da capital gastem R$ 887 milhões no período.
O aeroporto internacional Juscelino Kubitschek também recebeu pesados investimentos nos últimos 16 meses. Mais de R$ 1 bilhão estão previstos até agosto deste ano para aumentar a capacidade do aeroporto de 16 milhões para 21 milhões de passageiros/ano. As obras já aumentaram em 45% a área do aeroporto JK, que passou de 60 mil m² para 110 mil m². Foram instaladas 15 novas pontes de embarque, chegando ao total de 28. O estacionamento dobrou a capacidade, ficando com três mil vagas disponíveis.
Além das obras realizadas dentro dos limites do aeroporto, o lado externo também mudou com a inauguração do novo Balão Sarah Kubitschek. A obra, que tem 700m de extensão e 300m de área coberta, vai beneficiar em média 100 mil pessoas diariamente, além de melhorar a ligação entre o aeroporto e o setor central da cidade.
Héber Carvalho com informações do Portal Brasília na Copa