Núcleo propõe cota de 20% para candidatos da população negra

BeneEm reunião nesta terça-feira (13), o Núcleo de Parlamentares Negros (Nupan) decidiu encaminhar uma emenda ao anteprojeto de reforma política que está em debate na Câmara dos Deputados. A proposta do Nupan consiste em reservar uma cota mínima de 20% de candidatos para a população negra, em ambos os gêneros.

 

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a proposta visa fortalecer a representação da população negra na política institucional. “A população negra ainda é subrepresentada em várias instâncias, principalmente no Congresso Nacional. Considerando que a maioria da população é negra, é importante que façamos esse debate, especialmente nesse momento em que se discute a reforma política, e alcancemos essa conquista que é o reconhecimento da necessidade do recorte de gênero e de raça nesta reforma”, afirmou Benedita.

A coordenadora da Bancada Feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), concorda com a colega e considera que a proposta servirá também para estimular o debate. “Esta proposta é justa, necessária e coerente com o dever do Estado em garantir que a população negra, que construiu essa Nação, possa ocupar os espaços de poder em todos os níveis.

Além disso, a proposta certamente estimulará a mobilização e o debate em torno da reforma política, que precisa envolver toda a sociedade”, declarou Janete.

O prazo limite para envio de emendas ao anteprojeto de reforma política é esta quarta-feira (14).

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também