O Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, em nota publica, defende a imediata suspensão dos editais do Enem 2020 e a realização de um amplo debate sobre o cronograma do exame, com representantes da Undime, Consed, CNTE e Ubes, para que a decisão seja tomada em diálogo com as entidades representativas dos estudantes e dos profissionais da educação. Os parlamentares argumentam que o isolamento social e o fato de que apenas 67% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, muitos alunos ficariam prejudicados, principalmente no pedido de isenção de taxa para a inscrição no Enem 2020, no período de 11 a 22 de maio.
Os parlamentares do PT solicitam que seja editado novo cronograma para o Enem 2020 com prazos mais extensos para justificativa de ausência no exame em 2019, solicitação de isenção da taxa de inscrição, inscrição no Enem 2020 e pagamento de taxa de inscrição. Defendem ainda a isenção da taxa de inscrição para todos os estudantes das escolas públicas, que integram as famílias mais afetadas pelos impactos econômicos da pandemia, e solicitam que Enem 2020 seja aplicado somente após as escolas públicas que ofertam ensino médio concluírem o ano letivo.
O documento é assinada pelo líder da Bancada, Enio Verri (PR), pelo coordenador do colegiado, deputado Waldenor Perreira (PT-BA) e por mais 14 deputados que integram o Núcleo de Educação.