Foto: Salu Parente
O deputado Padre João (PT-MG), coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara, avaliou positivamente a reunião que o colegiado teve com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Para ele, o encontro, que aconteceu nesta terça-feira (31), na sala de reuniões da liderança do PT, abriu o caminho para o diálogo e entendimento das necessidades dos agricultores familiares pequenos e médios.
“A reunião foi excelente. A ministra entendeu que a agroindústria rural tem que ser prioritária, principalmente em relação ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e todo o sistema que facilite a instalação da agroindústria, possibilitando agregar valor à produção e à comercialização dos produtos”, afirmou Padre João.
O petista exaltou o compromisso firmado pela ministra em construir com o coletivo petista uma agenda de diálogo permanente. Entre os temas sugeridos por Kátia Abreu para o próximo encontro entre o Ministério da Agricultura e o Núcleo Agrário estão temas polêmicos como a PEC do Trabalho Escravo; índice de produtividade; êxodo rural; agroquímicos e produção de commodities.
Além dessa abertura, Padre João destacou a integração do Ministério da Agricultura com os ministérios de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para ele, “só com uma ação articulada e conjunta que nós vamos resolver algumas questões da pobreza rural e garantir de fato o desenvolvimento desse setor da nossa economia”.
A ministra tranquilizou a bancada agrária do PT ao assegurar que a inspeção sanitária agropecuária (Suasa) não será inviabilizada. Ao mesmo tempo, ela disse que vai olhar com simpatia o programa da agroindústria, principalmente no que se refere à questão de financiamento e modelagem. Minha Casa, Minha Vida Rural foi outro ponto abordado por Kátia Abreu. Ela disse que apesar da contenção de despesas, para a moradia rural não faltarão recursos.
Prioridades – Entre os pontos prioritários apresentados pelo Núcleo Agrário da Bancada do PT, estão o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária e Agroindustrialização da produção; comercialização, estoques públicos e abastecimento alimentar; cooperativismo; agroecologia e meio ambiente; pesquisa e desenvolvimento agropecuário e índices de produtividade.
Benildes Rodrigues
Post Views: 0