Núcleo agrário do PT se reúne com presidente do TCU para tratar da paralisação da reforma agrária no país

jDaniel

O deputado João Daniel (PT-SE), coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, reuniu-se na terça-feira (23) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, juntamente com integrantes do Núcleo. Em pauta, a discussão sobre o acórdão do TCU que paralisou o processo de reforma agrária no país.

A suspensão das ações do Programa Nacional de Reforma Agrária ocorreu em abril deste ano, depois que o Tribunal teria encontrado algumas irregularidades. Desde que isso ocorreu, o deputado João Daniel vem se manifestando, argumentando que a suspensão das ações era um grande equívoco, pois penalizava milhares de famílias assentadas e acampadas.

Na reunião, o deputado João Daniel fez a entrega de um documento ao presidente do Tribunal de Contas da União, em que são relatadas as dificuldades enfrentadas pelas famílias assentadas e acampadas decorrentes dessa paralisação e as providências que esperam que sejam tomadas.

“Entregamos esse documento e fizemos um debate com o presidente do TCU”, disse João Daniel, acrescentando que cada deputado do Núcleo Agrário pode falar de suas experiências relacionadas a essas medidas, além de apresentar casos e fazer denúncias.

João Daniel ressaltou os problemas resultantes da decisão do Tribunal de Contas, que tem prejudicado milhares de famílias em todo o Brasil. Durante a reunião com o presidente do TCU, o deputado lembrou que, no caso específico de Sergipe, o Estado passa por um grave quadro de seca, o que tem tornado praticamente insustentável a situação do pequeno agricultor.

Sobre Sergipe, destacou o deputado João Daniel, por conta desse acórdão, tem áreas como a do Assentamento Marcelo Déda, antiga fazenda Tingui, em Malhador, em que as famílias não podem ser regularizadas, porque o processo está paralisado no Incra. Há também, disse ele, na região do semiárido, a situação das famílias atingidas pela seca, que tiveram perda total de sua lavoura e estão impedidas, por conta dessa suspensão, de receber o Garantia Safra. “E essa situação se repete desde áreas extrativistas da região Norte, áreas de reservas extrativistas em que o Incra que tem o cadastro, mas está tudo paralisado”, observou o parlamentar.

De acordo com o deputado João Daniel, em síntese, esse acórdão do TCU paralisa totalmente a reforma agrária no Brasil, pois não possibilita o assentamento de famílias, nem libera as famílias já assentadas para financiamentos e coloca todos em situação irregular. “Defendemos que todas as reais irregularidades que existam sejam tomadas providências. Mas não paralisar todos e impedir que novas famílias que poderiam estar acessando crédito de habitação, custeio e investimento”, disse. O deputado acrescentou que essa paralisação atinge 500 mil famílias e já está comprovado que já atingiu a produção de alimentos no país, inclusive a produção de feijão no Brasil inteiro.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100