Deputados do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara reuniram-se nesta terça-feira (1º) com o ministro do Ministério Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, na Liderança do PT. Após o encontro os parlamentares defenderam o fortalecimento do MDA para a continuidade dos programas importantes em andamento pela pasta.
Para o deputado Padre João (PT-MG), coordenador do núcleo, o MDA é estratégico para o fortalecimento das causas ligadas ao campo, para o empoderamento das mulheres, da juventude. Ele lembrou que o ministério envolve o Incra, onde estão sendo conduzidos projetos de obtenção de terras, de assistência técnica e agroecologia, dentre outros. “Para nós, junto com os movimentos sociais do campo, é fundamental desencadear uma agenda com a Casa Civil, com o Planejamento, com a própria presidenta Dilma para dizer da importância estratégica para o Brasil do fortalecimento do MDA”, disse.
Padre João analisa que este fortalecimento passa também pelo “respeito às decisões do MDA, do Incra, pela manutenção de recursos para os programas de agroindústria e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, ilustrou.
O deputado Marcon (PT-RS) também defendeu o fortalecimento do MDA. “O MDA tem uma base muito sólida no Brasil e atende cinco milhões de famílias e cerca de 25 milhões de brasileiros, seja na agricultura familiar, ou os assentados da reforma agrária, os quilombolas, enfim, aqueles que produzem o alimento que chega à mesa do povo brasileiro. Nós queremos que a reforma agrária seja uma questão estruturante no Brasil e não aceitamos que o MDA passe por mudanças. O ministro Patrus tem que continuar à frente da pasta porque defende as ideias tanto do PT quanto como de todos os movimentos populares e sindicais do meio rural”, disse.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) acrescentou que o ministro Patrus expôs na reunião a meta do Incra de assentar 120 mil famílias e, também, discorreu sobre a Instrução Normativa 83 que estabelece normas para agilizar o processo de assentamentos no País. “O debate é importante porque permite avançar no processo de reforma agrária, além de tratar de fortalecer o Incra e o MDA”, disse.
Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara