Novos tempos

berzoini_artigosEm artigo publicado no jornal O Globo deste domingo (13) o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) (foto) trata do novo marco regulatório do petróleo, sugerido pelo Governo após a descoberta de imensas jazidas na área do pré-sal. Leia a íntegra:

Novos tempos

As imensas jazidas de petróleo do pré-sal propiciam ao Brasil uma oportunidade histórica para gerar desenvolvimento econômico com redução da pobreza. Esse é o foco central do novo marco regulatório proposto pelo governo ao Congresso. O debate deve superar a mera disputa eleitoral e privilegiar a importância estratégica do pré-sal. O país pode entrar no rol dos dez maiores produtores de petróleo do mundo e deve garantir que esses recursos possibilitem a redução de históricas disparidades sociais e regionais.

Os quatro projetos – criação da Petrosal, empresa com capital 100% da União; a criação de um Fundo Social; novo modelo de partilha; e um novo papel para a Petrobras – têm concepção de nação, de Estado e desenvolvimento sustentável.
Essa riqueza deve garantir educação de qualidade, investimento científico e tecnológico, sustentabilidade ambiental e ampliação de ações de combate à pobreza.

Queremos transformar o Brasil num grande polo petroquímico, para exportar, em vez de óleo cru, derivados de maior valor agregado.

Essa atividade vai acelerar o desenvolvimento da indústria naval e de equipamentos. Já se foi o tempo em que era celebrada a compra de navios e plataformas no exterior. Podemos alcançar a condição de país industrializado com justiça social.

A troca do sistema de concessões pelo de partilha permitirá ao país exercer maior gerenciamento da produção, inclusive para evitar que o fluxo cambial torne esse patrimônio em “doença” econômica.

O Brasil é o único dos grandes produtores de petróleo que ainda adota apenas contratos de concessão.

A realidade internacional mostra que precisamos rever esse modelo.

Dos 15 países com as maiores reservas, 11 adotam exclusivamente o modelo de partilha, dois, o modelo misto e dois, o sistema de concessões.

Os contratos firmados sob a atual legislação serão respeitados.

Alguns setores mais favorecidos pelo sistema vigente resistem a aceitar novas regras. Façamos um debate à altura das expectativas da população brasileira. O povo tem discernimento para identificar seu verdadeiro interesse.

Ricardo Berzoini é deputado federal (PT-SP) e presidente nacional do PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100