O deputado Marco Maia (PT-RS) assumiu seu primeiro mandato em 2005, reelegendo-se em 2006. Foi vice-líder do PT entre 2006 e 2009 e ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara de fevereiro de 2009 a dezembro de 2010, quando assumiu a presidência da Casa, com a renúncia do deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Nas eleições de 2010, Marco Maia conquistou seu terceiro mandato ao obter 122.134 votos, colocando-o entre os dez deputados federais mais votados pelos gaúchos.
Maia teve o desempenho reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que o indicou pelo quarto ano consecutivo como um dos “100 Cabeças do Congresso”. Na Câmara, o trabalho do deputado está focado em quatro áreas: políticas públicas (saúde, educação, assistência social); trabalho; transporte e agricultura familiar.
Sempre na defesa dos trabalhadores, apresentou projeto de lei visando a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Atuou na defesa da licença-maternidade de 180 dias para as trabalhadoras, entre outras ações.
Marco Maia nasceu na cidade de Canoas (RS) e tem 46 anos. Exerceu as profissões de metalúrgico, torneiro mecânico e industriário. Foi dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Atuou como Secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos e presidiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT-RS) desde 1985.
Equipe Informes