Novo poço de Tupi confirma potencial e extensão da jazida, diz Petrobras

tupi
A Petrobras informou nesta sexta-feira (22) que concluiu a perfuração do nono poço na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A perfuração confirma o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável daquela jazida, estimado entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

“Esse poço, além de comprovar que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, confirmou que a espessura do reservatório com petróleo e gás chega a cerca de 130 metros, o que reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área”, diz a estatal em nota.

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) destacou que a confirmação do potencial de Tupi vem reforçar que o pré-sal se constitui numa enorme riqueza como tem dito o presidente Lula, a candidata do PT, Dilma Rousseff e vários setores da sociedade brasileira. “E que essa riqueza tem que ser revertida para garantir os investimentos em ciência e tecnologia, educação e combate a miséria”, disse.

Luiz Sérgio acrescentou ainda que o presidente Lula acertou ao encaminhar para o Congresso Nacional os projetos de lei do marco regulatório do pré-sal. “Principalmente a proposta que institui o regime de partilha porque hoje no que se refere ao pré-sal não há risco e sim a certeza de que o petróleo está lá. Então temos que retirar esse petróleo, essa riqueza, e transformá-lo em benefício para toda a população do país”, ressaltou o parlamentar petista.

Valor – Segundo a nota da Petrobras, o petróleo de Tupi tem “excelente valor comercial”. A declaração de comercialidade da jazida já está prevista para 31 de dezembro deste ano. Até lá, serão perfurados, ainda, outros dois poços de delimitação.

Ainda segundo a Petrobras, “a produtividade dos reservatórios do pré-sal do poço, agora concluído, será avaliada por testes de formação programados para os próximos meses”. Confirmadas as produtividades esperadas, o consórcio estudará a instalação, no sul da área de Tupi, de um dos primeiros navios-plataforma padronizados que estão sendo projetados para operar no pré-sal da Bacia de Santos.

O poço de Tupi está localizado a cerca de 290 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 2.152 metros.

Equipe Informes com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também