FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA
A Bancada do PT elegeu por aclamação, nesta quarta-feira (4), o deputado Sibá Machado (AC) para exercer a liderança do partido no ano de 2015, em substituição ao deputado Vicentinho (PT-SP).
Na condição de líder, Sibá será responsável por orientar a bancada nas votações e negociar em nome de todos com a oposição e o governo, além de participar das reuniões para definir a pauta do plenário.
O novo líder afirmou que a sociedade, a direção do partido e o governo serão ouvidos e conduzirão a atuação dos petistas durante o ano. Sibá reafirmou o compromisso histórico do PT com a transformação do Brasil e destacou a capacidade da bancada petista para ser mediadora de um amplo diálogo. “Sabemos das nossas responsabilidades. Vamos ouvir as demandas do governo, as deliberações do nosso partido e aquilo que a sociedade nos reivindica. Devemos nos colocar como a bancada que tem as melhores condições de mediar e de negociar, sem perder a prerrogativa de ser protagonista nos momentos necessários”, argumentou.
O líder ressaltou ainda o caráter coletivo do seu trabalho. “Teremos uma Liderança colegiada, colaborando fortemente para o bom andamento dos trabalhos da nossa bancada e da Casa, em prol dos interesses do nosso País”, finalizou.
Em 2014 o deputado acreano desempenhou a função de vice-líder da bancada e, junto a outros parlamentares, encaminhou o posicionamento do partido em muitas votações no plenário. Além desta atividade, Sibá Machado também integrou as Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (titular), de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (suplente), e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (suplente). Também no ano passado o novo líder foi um dos parlamentares petistas que participou da CPMI da Petrobras.
Sibá Machado atuou ainda como relator da comissão especial que analisou o PL 2177/11, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A matéria, aprovada em 2014 no colegiado, está pronta para ser votada no plenário da Câmara.
A comissão especial que analisou a PEC 196/12, do Senado, também foi presidida por Sibá Machado. A proposta, que previa o voto aberto nos casos de perda de mandato de parlamentares, foi aprovada no colegiado e promulgada pelo Congresso Nacional em 2013.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, participou da reunião e elogiou a escolha de Sibá Machado, bem como a atuação da bancada como um todo. “Tivemos um debate de alto nível e observamos uma grande unidade da bancada, o que levou à escolha por aclamação do deputado Sibá Machado como líder. Merece muitos elogios o trabalho do Vicentinho e desejamos muita força para o Guimarães, que assumiu a Liderança do Governo. E o deputado Arlindo Chinaglia também mereceu elogios de todos pela campanha correta e altiva para a presidência da Câmara”, relatou o dirigente petista.
Senado – Antes de ser eleito deputado federal em 2010, Sibá Machado exerceu o mandato de senador pelo Acre de fevereiro de 2003 a maio de 2008, sendo vice-líder da bancada petista entre 2006 e 2007 e coordenador da bancada do estado.
Sebastião Sibá Machado Oliveira nasceu em União (PI), em 24 de janeiro de 1958. É bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e fez mestrado em Desenvolvimento Regional, também pela UFAC. É casado com Rosali Scalabrin, tem dois filhos e um neto.
PT na Câmara