Mais duas pesquisas divulgadas na noite desta quinta-feira (28) e na manhã de hoje, comprovam a liderança da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, sobre seu adversário, o tucano José Serra. Na sondagem realizada pelo Ibope, Dilma aparece com 14 pontos a mais que o tucano, e tem 57% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos). Serra aparece com 43%.
No levantamento realizado pelo instituto Datafolha, Dilma aponta com 56% dos votos válidos e Serra com 44%. Pelo critério de votos totais (que incluem no cálculo brancos, nulos e indecisos), Dilma Rousseff soma 50% das intenções de voto, e José Serra 40%. As intenções de voto em branco ou nulo acumulam 5%, segundo o Datafolha. Os eleitores indecisos totalizam 4%.
Apesar da liderança isolada da petista, parlamentares da bancada petista na Câmara e dirigentes da campanha de Dilma já avisaram: só vão sossegar quando a vitória for confirmada nas urnas. “A orientação é mantermos total empenho e seriedade nas campanhas. Queremos toda a nossa liderança nas ruas, trabalhando para a nossa vitória no dia 31. Vamos reforçar para a população brasileira que a eleição de Dilma é a garantia do Brasil que deu certo e que poderá avançar ainda mais”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).
O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já a pesquisa Datafolha entrevistou 4.205 eleitores na quinta-feira (28). A pesquisa também tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
Edmilson Freitas