Novas concessões em logística trarão mais competitividade para o MS

VanderLoubet
 
A nova etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), que prevê aportes de R$ 198,4 bilhões em infraestrutura comtemplará o Mato Grosso do Sul. o Programa prevê que a iniciativa privada assuma a administração de 576 quilômetros das rodovias BR-262 e BR-267. Além disso, o estado também deve ser beneficiado pelo leilão de trechos da Ferrovia Norte-Sul – um dos trechos vai passar por Três Lagoas.
 
Para o deputado Vander Loubet (PT-MS), coordenador da bancada federal do estado, o anúncio da nova etapa do PIL é muito positiva e deve mexer com a economia.
 
“A exemplo do que foi feito com a BR-163, esse novo pacote de concessões é muito importante para eliminar os gargalos de logística que existem em Mato Grosso do Sul e em todo o país. Melhorar nossas estradas e construir ferrovias é fundamental para garantir mais competitividade, para fortalecer a economia”, defendeu o parlamentar, que desde 2013 cobra do Governo Federal uma solução para a BR-262 e a BR-267, que ficaram de fora da primeira etapa do Programa.
 
No final de 2013, o Governo realizou o leilão de concessão dos 847,2 quilômetros da BR-163 que ligam Mundo Novo a Sonora. O trecho foi arrematado pelo Grupo CCR e a concessão foi oficializada em 2014, sendo batizada de CCR MS Via. O contrato prevê a duplicação total da rodovia (que já está em andamento e tem prazo máximo de cinco anos) e melhorias que somam R$ 5,7 bilhões.
 
Em 2016, devem ser feitos os leilões de 327 quilômetros da BR-262, de Campo Grande a Três Lagoas, e 249 quilômetros da BR-267, de Nova Alvorada do Sul a Presidente Epitácio (SP). Esses trechos vão receber R$ 4,5 bilhões em investimentos.
 
No plano ferroviário, o Governo Federal pretende viabilizar investimentos de R$ 4,9 bilhões para conclusão do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul. Esse projeto sai de Anápolis (GO), passa por Estrela do Oeste (SP) e chega até Três Lagoas (MS), totalizando 895 km de extensão.
 
Considerada a “Capital da Celulose”, Três Lagoas reúne as duas principais indústrias do setor, a Eldorado Brasil e a Fibria. Recentemente, as empresas anunciaram a intenção de duplicar suas produções. No entanto, a falta de uma ferrovia compromete a atração de mais investimentos para a região.
 
O ramal Anápolis-Três Lagoas será a continuação do trecho norte da Ferrovia Norte-Sul, que sai de Barcarena/Belém (PA), passa por Açailândia (MA), por Palmas (TO) e termina em Anápolis (GO).
 
Assessoria Parlamentar
 

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