Nota Técnica elaborada pela Assessoria da Bancada do PT na Câmara

Nota Técnica elaborada pela Assessoria da Bancada do PT na Câmara, em conjunto com a Assessoria de Orçamento do PT no Senado Federal, em versão preliminar.

 

 

 

 

NOTA TÉCNICA

Liderança do Partido dos Trabalhadores

Assessoria Técnica

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 – PLDO/2013

 Versão Preliminar

                                                                                                                                   Mário Capp Filho*

                                                                                                                                      Dalmo Palmeira**

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS:

 

Segundo a Constituição Federal a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO deve estabelecer as metas e as prioridades da Administração Pública Federal; orientar a elaboração da lei orçamentária anual; dispor sobre a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento; e, sobre as alterações na legislação tributária. A Lei de Responsabilidade Fiscal [1], adicionalmente, dispõe que a LDO deve estabelecer as metas fiscais, os critérios para a limitação de empenho e movimentação financeira, e, a margem de expansão das despesas obrigatórias de natureza continuada, bem como avaliar os riscos fiscais e a situação atuarial e financeira dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, além de outros fundos e programas dessa natureza.

 

O objetivo desta Nota Técnica é o de apresentar uma síntese do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 – PLDO/2013 encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional dentro do prazo constitucional estabelecido no § 2º do art. 165 e no inciso II do §. 2º do art.35 do ADCT. As informações aqui utilizadas foram retiradas da apresentação elaborada pela Ministra do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do informe distribuído pela Assessoria de Comunicação Social do citado Ministério. São, ainda, apresentados os aprimoramentos realizados pelo Governo nos dispositivos do referido Projeto, como também informações a respeito de sua tramitação no Congresso Nacional.

 

2. PARÂMETROS MACROECONÔMICOS:

 

Os parâmetros macroeconômicos projetados pelo Governo para o período 2012 a 2015 estão contidos na tabela na próxima página.

 

Apesar da desaceleração da economia mundial em 2011 e do menor crescimento estimado neste exercício, prevê-se que o Brasil será um dos poucos países que deverá crescer mais neste ano comparativamente ao ano de 2011.

 

O Governo considera que em 2013 a recuperação do crescimento econômico mundial será ainda devida ao crescimento do PIB dos países emergentes, sendo que o Brasil reunirá todas as condições para responder à instabilidade internacional, seja pelo seu mercado interno dinâmico, com geração de emprego e renda, seja pela menor dependência dos mercados externos, pelo acúmulo de reservas internacionais, pelo controle da inflação e sua solidez fiscal, como também pelo grande programa de investimento que está sendo realizado em todo o País.

Tabela 1 – Parâmetros Macroeconômicos Projetados 2012 a 2015

VARIÁVEIS

2012

2013

2014

2015

PIB Real (crescimento % a. a.)

4,50

5,50

6,00

5,50

Superávit Primário do Setor Público (% do PIB)

3,10

3,30

3,30

 

     > Governo Central (% do PIB)

2,15

     > Empresas Estatais Federais (% do PIB)

0,00

     > Estados e Municípios (% do PIB)

0,95

Dívida Líquida do Setor Público (em % PIB)

35,2

32,4

29,8

27,4

IPCA (var. % acumulado)

4,70

4,50

4,50

4,50

IGP-DI (var. % acumulado)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também