O Núcleo de Deputadas do PT na Câmara Federal se solidariza e se compromete com as novas vereadoras eleitas Ana Lucia Martins, em Joinville, e Thays Bieberbach, em União da Vitória, ambas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
As vereadoras e companheiras petistas Ana Lucia e Thays Bieberbach têm sido atacadas por meio das redes sociais desde o dia em que tiveram confirmadas suas eleições. São adjetivações ultrajantes, violentas, racistas e ameaçadoras desferidas contra as vereadoras eleitas.
Ana Lúcia é a primeira mulher negra eleita para a Câmara Municipal de Joinville e faz história.
Elas não estão sozinhas!
Cresce a representatividade negra e indígena, LGBTQIA+, e a luta é para que possamos nos ver no poder! São diversas mulheres negras eleitas nas várias cidades do Brasil. Em Joinville – SC e União da Vitória – PR não será diferente, vamos ocupar os espaços que nos pertencem.
É notório que a ofensiva sexista e racista cresce a passos largos, mesmo com todas as lutas pela garantia dos direitos humanos, sociais e contra o preconceito no Brasil e no Mundo.
Toda vez que uma mulher é desrespeitada como mulher por quem quer calar sua voz e afetar a liderança política que ela exerce, a democracia é destruída.
E ainda mais que isso, toda vez que uma mulher negra é ameaçada e a tentam silenciar, negando sua existência política, a humanidade é ferida.
Na Câmara Federal, criamos a campanha de combate à violência política de gênero, estamos lutando pelo melhoramento de legislações que protejam a nossa existência política. Diariamente, enquanto deputadas, somos desrespeitadas e tentam nos violentar, mas não nos silenciarão.
A violência política contra as mulheres, sobretudo as mulheres negras, será enfrentada! Estamos formalizando uma denúncia na Procuradoria da Mulher contra esses ataques sexistas e racistas!
Os passos das mulheres negras vem de longe, e são semente!
Não nos calarão.
Núcleo de Deputadas do PT na Câmara