A Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudia com veemência os ataques sofridos pela Deputada Federal Carol Dartora (PR), que recebeu ameaças à sua integridade física e moral, além de mensagens misóginas e racistas em seu e-mail institucional.
As ameaças de violência, de incitação ao suicídio e de morte às mulheres negras são graves em todos os aspectos. Não é possível que a violência política continue a ganhar força e adeptos em nossa democracia.
O ódio construído ao longo dos últimos anos – especialmente a partir dos governos de direita e extrema direita no País – tem sido o motor para estes casos. É preciso assegurar que as mulheres negras e representantes eleitas possam exercer seus mandatos com plenitude, segurança e dignidade.
A Bancada do PT na Câmara não aceitará qualquer tentativa de intimidação ou cerceamento do pleno exercício do mandato de qualquer parlamentar, muito menos permitir que suas integridades física e moral sejam colocadas em risco.
Nossa Bancada se solidariza com a Deputada Carol Dartora e reitera o compromisso coletivo com a luta contra o racismo, o machismo e a violência política de gênero e de raça.
A Liderança do PT tomará todas as providências necessárias para que se identifiquem e se punam os autores dos atos criminosos e que a segurança da parlamentar seja garantida.
Odair Cunha
Líder da Bancada do PT na Câmara
Brasília, 17 de outubro de 2024.