NOTA DE PESAR  – Petistas destacam legado de Marco Aurélio Garcia

NOTA DE PESAR DA BANCADA DO PT NA CÂMARA

A Bancada do PT na Câmara registra com profundo pesar a morte, nesta quinta-feira (20/7), do professor, companheiro e amigo Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele teve papel central na formulação da política externa empreendida durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos idealizadores do BRICS e defensor incansável do fortalecimento das relações Sul-Sul.

Como militante e dirigente do Partido dos Trabalhadores, teve importância estratégica na construção do dia a dia do partido e nas formulações de suas políticas. Conhecedor profundo da História, Marco Aurélio Garcia criou pontes entre o Brasil e a América Latina, à luz da solidariedade internacional, bandeira que sempre defendeu ao longo da vida. Por onde passou deixou sua marca: uma pessoa alegre, culta e preocupada com o desenvolvimento com justiça social. Um exemplo de companheirismo, de compromisso com um Brasil soberano e com a construção de um mundo mais justo. Perdemos um grande brasileiro.

Neste momento de dor, a Bancada do PT manifesta à família e aos amigos os mais sinceros sentimentos de pesar.

Brasília, 20 de julho de 2017

Carlos Zarattini (SP), Líder do PT na Câmara dos Deputados

 

Gleisi Hoffmann – presidenta nacional do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) lamenta profundamente a morte do companheiro Marco Aurélio Garcia, nesta quarta-feira (20/07), vítima de um infarto fulminante aos 76 anos de idade. Marcou Aurélio dedicou toda sua vida à militância política, ao socialismo e ao PT.

Marco Aurélio foi presidente nacional e secretário de Relações Internacionais do PT, sendo uma figura especial na construção do partido no decorrer de sua história. Também foi secretário municipal de Cultura de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002).

Durante 13 anos, ocupou o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Nesse período, destacou-se como um dos mais importantes arquitetos da integração latino-americana, e da ampliação das relações do Brasil com países da África e dos Brics. Ele contribuiu decisivamente para que o Brasil tivesse uma política externa ativa e altiva.

Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, e ficou exilado no Chile e na França durante a ditadura militar. Retornou em 1979, e no início dos anos 80 filou-se ao PT. Atualmente, fazia parte do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, onde contribuía com a reflexão sobre os rumos da política nacional e internacional. Era professor aposentado de História na Universidade de Campinas (Unicamp).

Estendemos nossa solidariedade nesse momento tão difícil à família e amigos.

Estamos muito tristes com a perda tão repentina de nosso companheiro e amigo. Marco Aurélio fará muita falta para o PT e para o Brasil.

 

Dilma Rousseff, ex-presidenta da República

A morte do professor Marco Aurélio Garcia, meu amigo querido, é extremamente dolorosa. Desfrutei pela última vez de sua companhia há três semana. Conversamos sobre a vida e os momentos terríveis que o país atravessa.

Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante.

Meus sentimentos ao filho Leon, ao neto adorado Benjamin, aos familiares e todos os seus amigos.

É muito duro saber que não terei mais sua companhia, nem o prazer de ouvir sua poderosa gargalhada.

Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste.

http://dilma.com.br/meu-amigo-querido-marco-aurelio-garcia/

 

Henrique Fontana, deputado federal (PT-RS)

Foi com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do querido Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais durante o governo Lula. Um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas do nosso país, e em especial, pela construção e execução da política externa brasileira, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa população. Sem dúvida ele foi um político exemplar, militante de esquerda, um pensador do socialismo e deixará em nossas lembranças e na nossa história seu legado.

 

Robinson Almeida, deputado federal (PT-BA)

Hoje a humanidade perdeu um grande pensador do Brasil, um intelectual orgânico das lutas do nosso povo. Defensor de uma política voltada para o bem-estar social e igualdade de direitos, Marco Aurélio se notabilizou na construção do PT e na organização da alternativa democrática e popular para o País, que resultou nos governos Lula e Dilma.

Marco Aurélio trouxe um ganho imensurável para a política externa brasileira quando esteve à frente do cargo de Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

Meu imenso pesar pela perda desse grande companheiro de luta. Meus sentimentos à família e amigos.

 

Benedita da Silva, deputada federal (PT-RJ)

Os petistas e a Nação brasileira perderam hoje o grande intelectual socialista, Marco Aurélio Garcia, que junto com Lula fundou o PT.

Além de dirigente partidário, o companheiro Marco Aurélio foi um dos criadores do Fórum de São Paulo e o grande formulador da política externa soberana dos governos Lula e Dilma.

Atuando como Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, ele foi um dos idealizadores dos blocos Brics. Sul-Sul e da política de Integração da América do Sul.

Junto com Lula e Dilma, Marco Aurélio foi decisivo para projetar o Brasil emergente no concerto das Nações. Nessa época, o Brasil era visto com admiração e respeito.

Agora, depois que o golpe aniquilou a política externa soberana e submeteu o país aos interesses do Departamento de Estado americano, o Brasil voltou a ser invisível. Virou um apêndice dos EUA.

Lamentando muito a perda e só podemos dizer com toda força: Companheiro Marco Aurélio Garcia…PRESENTE!

 

Zé Carlos, deputado federal (PT-MA)

É com extremo pesar que recebi a notícia do falecimento do companheiro e militante histórico do PT, Marco Aurélio Garcia, hoje, aos 76 anos, vítima de infarto fulminante.

Marco Aurélio foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do presidente Lula e também um dos idealizadores do Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul. L. Atualmente era professor aposentado do departamento de história da Unicamp.

Sem dúvidas é um dos grandes nomes do nosso partido e da esquerda brasileira. Grande perda.  Marco Aurelio Garcia, Presente!

 

Marco Maia, deputado federal (PT-RS)

Hoje perdemos uma mente brilhante, o companheiro Marco Aurélio Garcia, que foi ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

Um amigo que sempre lutou pelo crescimento do Brasil e, foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – um dos idealizadores dos Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul.

Muita força aos familiares e amigos do nosso grande Marco Aurélio.

 

Elvino Bohn Gass, deputado federal (PT-RS)

“O Brasil só recupera o seu curso se resolver a situação interna do ponto de vista econômico e social; e se fizer uma análise uma correta da situação global. Esse governo [Temer] não tem nem uma coisa nem outra”. (Marco Aurélio Garcia).

Foto: Ricardo Stuckert Filho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100