É com pesar que a Bancada do PT na Câmara dos Deputados se solidariza com os familiares, amigos, companheiros e companheiras do ex-deputado federal Chico Ferramenta, 64 anos, que faleceu nesta terça-feira (4), em Ipatinga (MG).
Francisco Carlos Delfino (Chico Ferramenta) era amigo pessoal do presidente Lula, e foi prefeito de Ipatinga por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; e 2001-2004), sempre pelo Partido dos Trabalhadores. Também foi deputado estadual e federal.
Chico, mineiro de Bom Despacho, foi inicialmente hospitalizado em março para tratar de um quadro de pneumonia.
Nas gestões da Prefeitura de Ipatinga, Chico Ferramenta se notabilizou por imprimir um ritmo forte de participação popular em seus governos.
A população do município participou ativamente do debate sobre uma cidade melhor para todos. Foi aí que surgiu o Orçamento Participativo, que viria a se tornar um modelo para diversos municípios brasileiros. O prefeito promovia debates em praças e em carrocerias de caminhões, para discutir temas sensíveis como o preço da passagem de ônibus e as tarifas de água e esgoto, movimento que, anos depois, levaria Ipatinga a se tornar a cidade da América Latina, com até 200 mil habitantes, a implantar um sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Como deputado federal, Chico Ferramenta mostrou seu compromisso com os direitos dos trabalhadores, lutando por melhores condições de trabalho e proteção aos direitos trabalhistas. Destacou-se ainda como um parlamentar ligado à educação e preocupado com o meio ambiente.
Que o legado de Chico Ferramenta sirva de inspiração para as novas gerações de companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores.
Chico Ferramenta, Presente!
Brasília, 4 de julho de 2023.
Zeca Dirceu
Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados