Com imenso pesar recebemos a notícia do falecimento da grande socióloga e professora Lourdes Maria Bandeira, uma das maiores referências feministas no Brasil.
Lourdes foi Subsecretária de Planejamento e, depois, Secretária-Executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República nos governos Lula e Dilma, deixando um grande legado na efetivação de políticas públicas para as mulheres. Além disso, ela foi uma das principais pensadoras e pesquisadoras que possibilitaram a construção da Lei do Feminicídio.
Docente do Departamento de Sociologia da UnB e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher, Lourdes Bandeira sempre se portou como protagonista na defesa dos direitos, da equidade de gênero e da responsabilidade estatal e da sociedade para superação das desigualdades. São gerações que se formaram a partir da referência de suas pesquisas, suas publicações e suas orientações, sobretudo nas reflexões dos feminismos, das relações de gênero, do combate à violência contra às mulheres e em defesa da cidadania ativa.
Lourdes fará muita falta na construção de uma sociedade com equidade de gênero onde direitos e liberdades façam parte de nosso cotidiano.
Seus ensinamentos, convicções e exemplos estarão sempre em nós, nos guiando na construção de uma sociedade onde não haja dor em sermos mulheres, uma sociedade justa, livre, que respeite os corpos, o sentir, o agir e o pensar feminino.
Manifestamos nossos sinceros sentimentos e nossa solidariedade à família, amigas/os e alunas/os, pela perda inestimável.
Reafirmamos o nosso compromisso enquanto mulheres e parlamentares em levar adiante sua trajetória.
Lourdes Bandeira, presente!
Núcleo de Mulheres do PT na Câmara