Nota da Bancada do PT: Bolsonaro é responsável pela saída da Ford do País e demissão dos trabalhadores

O projeto neoliberal de Bolsonaro e Guedes no País faz novas vítimas. Desta vez a empresa Ford fecha as portas e deixa de fabricar automóveis no Brasil. Os trabalhadores mais uma vez amargam com os prejuízos de uma política econômica que privilegia o capital financeiro-especulativo em detrimento do desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda.

A montadora anunciou na terça-feira (12) o fim de sua atividade industrial nas fábricas de Camaçari (Bahia), Horizonte (Ceará) e Taubaté (São Paulo). Já em 2019, havia fechado a planta de São Bernardo do Campo. E o governo Bolsonaro o que faz? Nada, absolutamente, nada.

O presidente e seu ministro da Economia são os responsáveis diretos pela falência da política econômica em curso no País. Ao saber do fechamento das unidades no Brasil, Bolsonaro e Guedes não propuseram alternativas a fim de impedir o fechamento e a demissão de mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras, além de os empregos indiretos, da cadeia produtiva, que somam milhares.

Mas todos sabem que Bolsonaro está mais preocupado em defender a sua família, seu filho Flávio envolvido com as rachadinhas, e pouco se importa com a vida das famílias brasileiras. Já são dezenas de empresas que fecharam as portas desde o início deste ano, com milhares de desempregados, os quais são vítimas de um projeto econômico baseado no capital especulativo, e que pouco se importa com a geração de emprego e renda.

Conforme dados da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a participação do Brasil na produção industrial mundial caiu para 1,19% em 2019 e o peso da indústria no PIB foi de apenas cerca de 10,4%. Para reverter essa crise de fechamento de empresas e o consequente desemprego galopante, seria necessário um projeto nacional, com ação estatal orientada para o estímulo à industrialização e à revitalização da capacidade de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Mas sabe-se que esse não é o objetivo da política econômica de Guedes e Bolsonaro.

A Bancada do PT na Câmara dos Deputados acionará todos os mecanismos legislativos, jurídicos e de mobilização popular e sindical, a fim de buscar resguardar os empregos dos trabalhadores da empresa Ford.

A Ford também precisa devolver ao País os incentivos fiscais – calcula-se que foram quase R$ 29 bilhões – que recebera ao longo dos últimos 20, 30 anos, para que esses recursos possam ser revertidos aos trabalhadores demitidos.

Não é possível que uma empresa dessa magnitude sugue por décadas do trabalho de brasileiros, dos incentivos que recebera, e, simplesmente vire as costas e deixe o País com um prejuízo econômico e social dessa magnitude.

Da mesma forma, os parlamentares petistas continuarão a denunciar a omissão do governo Bolsonaro por não oferecer uma política econômica decente que assegure renda e dignidade ao povo brasileiro. Mas todos sabemos que a saída é uma só: Fora, Bolsonaro!

Enio Verri
Líder da Bancada do PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100