Nordeste: Água para Todos chegará às escolas até 2014

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) coordenará grupo de trabalho da bancada do Nordeste que irá discutir com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome como garantir  água de forma permanente em todas as escolas do Nordeste. Durante o café da manhã realizado pela Bancada do Nordeste nesta quarta-feira (16), a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, disse que há recursos em sua pasta destinados a esse fim e que a meta é que até o final do ano de 2014 todas as escolas  tenham resolvido  o problema de abastecimento de água. 

“Não podemos esperar mais, essa situação é inaceitável”, afirmou a ministra, ao salientar que a própria presidenta Dilma Roussef pediu pressa e que já há um estudo do ministério sobre as escolas onde devem ser implantadas cisternas ou outras formas de abastecimento.

 “A falta d’água influencia negativamente a saúde, a higiene, a preparação da merenda escolar, enfim, todo o dia a dia das escolas”, afirmou o deputado. Segundo dados do Unicef, há hoje 15 mil escolas no semiárido brasileiro que não têm abastecimento de água de forma continuada e definitiva.

Prêmio –  O deputado Paulão (PT-AL) parabenizou o ministério, lembrando que o Bolsa Família foi premiado pela Associação Internacional de Seguridade Social (Issa), da Suíça, como “uma experiência  pioneira na redução da pobreza e na promoção da seguridade social”.

Paulão questionou como está a fiscalização para combater abusos contra o programa, citando como exemplo o caso de Alagoas, onde foi verificado que servidores públicos estavam na lista do benefício.

Tereza Campello respondeu que o governo possui estratégias massivas de controle do cadastro dos beneficiários e que na maioria das vezes a fraude não ocorre no cadastro. “O cadastro único é que nos ajuda a combater os erros. No caso de Alagoas, por exemplo, o que houve foi que nomes de pessoas funcionaram como laranjas para a Assembleia Legislativa. Isso é outro caso. É fraude fiscal, fraude no imposto de renda e não no Bolsa Família. Quem comete esse crime não é pobre, é rico”, concluiu  a ministra.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também