No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Maria do Rosário denuncia ataques a jornalistas

Deputada Maria do Rosário. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Na data em que é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, portanto, hoje (3), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) subiu à tribuna da Câmara para chamar a atenção dos seus pares em relação às garantias para a liberdade de imprensa nas eleições 2022, conforme documento de alerta apresentado por organizações do setor, preocupados com possíveis riscos de violações à liberdade de imprensa durante o pleito eleitoral no País.

“Tentativas de enfraquecer ou restringir o trabalho de jornalistas e veículos da imprensa em um contexto eleitoral violam não apenas o direito das pessoas à informação: também enfraquecem os processos democráticos”, diz o texto assinado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Instituto Vladimir Herzog, entre outros.

“Por isso, organizações nacionais e internacionais vêm a público alertar as autoridades e a sociedade como um todo sobre tais riscos e destacar a importância de uma ação coletiva para garantir o livre exercício do trabalho jornalístico no período”, diz o documento.

430 casos em 2021

Em defesa do documento apresentado, a preocupação de Maria do Rosário aumenta quando os casos de violência contra jornalistas revelados no Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa – 2021, publicado anualmente pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) revela que em 2021 ocorreram 430 casos de ataques a jornalistas e ao jornalismo.

“Abraji, AJOR, Intervozes, Palavra Aberta, Repórteres sem Fronteiras, Fenaj trazem a este Parlamento a preocupação de que as eleições de 2022 estejam marcadas por ataque à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão”, discursou a parlamentar.

Ataques constantes e generalizados

Para a deputada, é triste se verificar que, no Brasil, autoridades públicas hostilizem todos os dias jornalistas, sobretudo as mulheres jornalistas. “Misturam e se utilizam de iniciativas totalmente generificadas e contrárias à presença das mulheres no ambiente jornalístico, para atacar mulheres jornalistas e comunicadoras na cobertura política”, alertou.

Segundo Rosário, vários jornalistas têm sido insultados e em vários momentos a liberdade tem sido enxovalhada. “A liberdade de expressão e de imprensa não está apenas na possibilidade de vocalizar as informações. Também é tristemente atacada pelo Governo Bolsonaro quando é decretado, ao arrepio da Lei de Acesso à informação, sigilo naquilo que não pode ser sigiloso”, criticou.

Missão

A deputada gaúcha ainda assegurou que seguirá denunciando. Ela fez questão de destacar que imprensa livre e liberdade de comunicação são temas preciosos e se constituem em uma missão que o PT e as forças democráticas sempre asseguraram para o Brasil.

“Aqueles que atacam os jornalistas, como o Governo Bolsonaro e seus são asseclas, são aqueles que na verdade serão derrotados em outubro para que prevaleçam os direitos à liberdade de expressão”, afirmou Rosário.

Relevância da imprensa

As organizações da sociedade civil que assinam o documento afirmam que “durante o período eleitoral, o papel da imprensa se torna ainda mais relevante para garantir o acesso à informação necessária para uma participação cidadã no debate público e no processo eleitoral de forma consciente e crítica”.

Para eles, os insultos a esse setor são “tentativas de enfraquecer ou restringir o trabalho de jornalistas e veículos da imprensa em um contexto eleitoral violam não apenas o direito das pessoas à informação: também enfraquecem os processos democráticos”.

As entidades observam que as eleições de 2022 no Brasil serão realizadas em um contexto de crescentes agressões a jornalistas, comunicadores e violações da liberdade de imprensa, que tendem a se agravar durante a campanha eleitoral.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100