No Dia da Mulher Negra, deputados homenageiam e se despedem de prefeita Rilza Valentim

Rilza
 
Neste 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, deputados da Bancada do PT na Câmara prestaram homenagens à prefeita do município baiano de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, mulher negra, guerreira e idealista, que morreu ontem por complicações decorrentes de uma embolia pulmonar. Rilza também era portadora de anemia falciforme, uma doença hereditária que acomete principalmente a população negra. 
 
“Uma notícia triste nos abateu neste dia: a morte precoce de Rilza Valetim, que foi eleita em 2008 com 96% dos votos e, em 2012, foi reeleita com 75% dos votos. Presto Homenagem à amiga Rilza neste dia 25 de julho, marco da luta e da resistência da mulher negra, que ela representava muito bem. Minha solidariedade à família e ao povo de São Francisco do Conde”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). 

 

O dia 25 de julho é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra o racismo e a exploração. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras no continente. No mês passado, a presidenta Dilma Rousseff transformou a data numa referência nacional, ao instituir o 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. “Tereza de Benguela foi uma liderança quilombola do século XVIII, que chefiou o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso”, explicou Benedita.
 
Assim como tantas outras mulheres negras, Rilza Valentim dedicou toda uma vida para combater a opressão de gênero e de classe. Ao falar de sua trajetória, o deputado Rui Costa (PT-BA)declarou estar profundamente triste por perder uma companheira, amiga e mulher de fibra, que lutava por seus ideais e defendia com bravura o povo de sua terra, São Francisco do Conde. “Rilza era uma líder autêntica e idealista, que combatia as injustiças e defendia a liberdade e a igualdade. Deixou um legado de grandes realizações e desenvolvimento para cidade onde nasceu e construiu sua trajetória política”, afirmou o deputado. 
 
O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA)atribuiu à prefeita as características de “grande amiga, de pessoa generosa e de política competente e dedicada”.  O deputado Amauri Teixeira (PT-SP)também demonstrou seu pesar: “Perdemos nossa guerreira, que amava tanto seu povo. O povo negro perdeu uma líder, a Bahia perdeu Rilza, a mulher, a negra, a prefeita, a guerreira que sempre lutou pela igualdade e liberdade do seu povo”. O deputado Afonso Florence (PT-BA)manifestou tristeza pela morte da companheira: “Presto minha solidariedade aos familiares e a todo o povo de São Francisco do Conde”.
 
O deputado Geraldo Simões (PT-BA) disse que a morte de Rilza representará uma grande perda para o Partido dos Trabalhadores, para a população de São Francisco do Conde e para toda a Bahia. “Rilza fará falta em nossas lutas e deixará saudade, permanecendo viva na memória de todos os que com ela conviveram!”, disse. “Rilza Valentim tornou-se um ser encantado. Extraordinária, pessoa afável, acolhedora e generosa. Choramos sua partida”, afirmou Emiliano José (PT-BA).
 
PT na Câmara
 
Ouça a Deputada Benedita da Silva na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também