Nilto Tatto pede convocação de ministro para explicar gasto milionário em sistema de monitoramento da Amazônia

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) apresentou requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo a convocação do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para explicar, no plenário da Casa, o projeto Amazônia SAR, um novo sistema integrado de alerta de desmatamento por radar.

O pedido surgiu diante da revelação do portal UOL de que o Ministério da Defesa pagará R$ 145 milhões por satélites sem licitação, complementando outro sistema já existente e eficiente, gerido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Especialistas apontam que não há necessidade de mais um sistema tão caro, pois o Brasil conseguiu reduzir o desmatamento em mais de 80% em outros momentos com os dados já disponíveis, indicando que as informações existentes catalogadas pelo Inpe são suficientes.

“O governo Bolsonaro alega que o novo sistema vem para ampliar a capacidade de monitoramento do desmatamento em períodos de chuvas. No entanto, não basta ter acesso a uma determinada tecnologia, é preciso ter experiência para operar e gerar informações úteis a partir do dado técnico. O Estado investiu fortemente no Inpe nas últimas décadas, e essa medida aparentemente visa precarizar o órgão para transferir a responsabilidade a um órgão controlado pelos interesses de Bolsonaro, um negacionista do problema do desmatamento”, explica o deputado Nilto Tatto, autor do requerimento.

Foto: Gabriel Paiva

Outro ponto que chamou a atenção do parlamentar é que o Projeto Amazônia SAR traz custos supérfluos com baixa eficácia das imagens, sendo que existe a possibilidade de uso gratuito de softwares de geração de imagens, tanto no sistema do Inpe como em parcerias com outras instituições.

“Em uma época de crise fiscal aguda e de enfrentamento à pandemia da Covid-19, desafios que exigem parcimônia no gasto público, é fundamental que o ministro da Defesa explique aos deputados qual a relevância e necessidade de um gasto milionário e sem licitação para algo que pode custar muito menos e valorizando os conhecimentos produzidos há décadas pelo Inpe”, complementa o deputado Tatto.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100