Nilto Tatto, Patrus Ananias e João Daniel exigem respostas de ministra Tereza Cristina sobre liberação de agrotóxicos

Os deputados federais petistas Nilto Tatto (SP), Patrus Ananias (MG) e João Daniel (SE) encaminharam um requerimento de informações para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, solicitando informações visando conhecer os processos e critérios do governo de Jair Bolsonaro ao liberar de forma indiscriminada novos tipos de agrotóxicos no Brasil.

O requerimento surgiu da necessidade de apurar denúncias recebidas pelos parlamentares e debatidas no Núcleo Agrário da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, que congrega diversos movimentos sociais do campo e da cidade no debate e formulação de iniciativas conectadas à pauta agrária.

São 25 perguntas direcionadas à ministra, que questionam a classificação toxicológica de todos os agrotóxicos registrados pelo MAPA desde 2016, quem são os técnicos envolvidos nos pareceres de liberação destes produtos, e quais estudos embasam o registro de novas modalidades de agrotóxicos, além de outros temas técnicos.

Mapa é sucursal de multinacionais

“Infelizmente o Ministério da Agricultura se transformou em sucursal dos interesses das grandes multinacionais produtoras de agrotóxicos. O cúmulo do desrespeito à saúde humana veio com a portaria de fevereiro de 2020 publicada pelo ministério que reduz o prazo de análise de risco dos pedidos de novos agrotóxicos, autorizando-os em caso de ausência de avaliação definitiva. Queremos apurar se houve uma ação deliberada de privilegiar o lucro de quem comercializa esses produtos em detrimento do interesse da sociedade”, explica o deputado Nilto Tatto, um dos proponentes do requerimento.

Brasil é campeão mundial no uso de pesticidas

O País detém hoje o desonroso título de campeão mundial no uso de pesticidas na agricultura, alternando a posição com os Estados Unidos. A água brasileira, por exemplo, pode ter 5 mil vezes mais resíduo de glifosato, um herbicida perigoso, do que na Europa; o feijão, 400 vezes mais malationa (inseticida), e a soja, 200 vezes mais glifosato, sempre na comparação com a União Europeia.

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100