Foto: Assessoria Parlamentar
O deputado Nilto Tatto (PT-SP), em parceria com o vereador Raul Calazans, da cidade de Registro (SP), promoveu um seminário no último sábado (16) para discutir a Transposição de Água do Vale do Ribeira para a Região Metropolitana de São Paulo. O evento aconteceu na cidade de Registro. Na ocasião foram levantados pontos importantes sobre o modelo de gestão da água.
“O Governo do Estado e a Sabesp não são transparentes com a população. Nem em relação à crise hídrica em São Paulo e nem sobre a obra emergencial aqui no Vale do Ribeira, obra que vai afetar a vida de todos da região”, afirma o deputado Nilto Tatto.
Para o deputado, é essencial que a sociedade civil participe ativamente dos debates em relação à gestão da água. Ele ressalta que a população precisa se conscientizar e cobrar das autoridades quanto à gestão de algo tão imprescindível para a existência humana, que é a água.
O presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, presente à reunião, disse que se a Sabesp tivesse escutado as advertências da agência desde janeiro de 2014, teria água na Cantareira até novembro de 2016. Andreu explicou que, na época, a vazão máxima de captação de água do sistema estava em torno dos 30 metros cúbicos por segundo e hoje ela está em 13. Andreu completou que era necessária essa captação de 13 metros cúbicos por segundo desde o ano passado, mas a Sabesp alegava que era impossível baixar tanto a vazão.
(AP)