Nilto Tatto cobra transparência do Governo Alckimin em unidades de conservação

NiltoTatto GustavoB

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) registrou, em plenário, a sua participação, no último sábado (22) na audiência pública que debateu a Lei Estadual 16.260/16, que trata de concessão de serviços em Unidades de Conservação no estado de São Paulo. Ele alertou que a lei abre caminho para que grandes empresas explorem turismo, madeira e outros produtos florestais em 25 unidades de conservação do estado, sem considerar que, em muitas destas áreas vivem comunidades tradicionais.

O deputado do PT de São Paulo destacou que atualmente há diversas experiências de manejo sustentável e ecoturismo nestas unidades que estão sob gestão das comunidades tradicionais ou em parcerias com órgãos públicos e organizações civis. “Ao contrário do que quer o governador tucano, o caminho justo é fortalecer a gestão comunitária e compartilhada, viabilizando a permanência das comunidades que são, afinal, as responsáveis por conservar os ecossistemas nestas áreas”, defendeu.

Nilto Tatto disse que ele, os moradores das comunidades locais e diversas organizações parceiras, estão preocupados com “a falta de transparência e de diálogo com o governo Alckmin, que vem alterando regras de funcionamento da coisa pública que afetam diretamente a vida de muita gente”.

A lei, explicou Nilto Tatto, é bastante vaga, e deixa pontos cruciais sem definição, para serem decididos na regulamentação da lei. “A elaboração do regulamento, contudo, deve estar acontecendo a portas fechadas, visto que nenhuma das organizações ou comunidades tem, sequer, notícia deste processo”, arriscou o deputado. Ele acrescentou que não é aceitável que o governador Alckmin conduza este debate sem a devida participação social.

“Esperamos que o governador abra diálogo com as populações diretamente envolvidas e com todos os atores que vêm trabalhando para conservar a riqueza das unidades de conservação como bens públicos”, afirmou.

Segundo Nilto Tatto, mais de 250 pessoas entre caiçaras, quilombolas, indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, organizações sindicais, defensores e promotores, e muitas organizações da sociedade civil participaram da audiência no sábado. O evento, em Registro, no Vale do Ribeira, foi organizado pela Defensoria Pública de São Paulo, pela Comissão Guarani Yvypura, pela Equipe de Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira , pelo Instituto Socioambiental, pelo Conselho Indigenista Missionário e pelo Coletivo de Educadores Populares do Vale do Ribeira.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100