Nilson Mourão: integração com a Guiana favorece exportações

nilson-mouraoA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira a redução dos valores mínimos de cobertura de seguros aplicáveis ao transporte rodoviário internacional de passageiros e cargas entre o Brasil e a Guiana.

A mudança está prevista em emenda a acordo existente entre os dois países sobre o assunto, assinada em junho de 2009 na Guiana. Segundo o tratado original, as empresas habilitadas a realizar o transporte rodoviário internacional são obrigadas a contratar seguros em seu país de origem com empresas seguradoras que tenham acordos com firmas do outro país para o pagamento de eventuais indenizações. No entanto, o governo da Guiana observou que os valores previstos pelo acordo, maiores que os cobrados internamente no país, criariam dificuldades para as empresas de transporte guianenses e comprometeriam o transporte internacional. Foram iniciadas, então, as negociações entre Brasil e Guiana para reduzir os valores, o que resultou na emenda em análise na Câmara.

O relator, deputado Nilson Mourão (PT-AC), recomendou a aprovação da emenda, encaminhada pelo Executivo ao Congresso na Mensagem 913/09. Segundo ele, a medida intensificará as relações entre Brasil e Guiana e contribuirá para desenvolver a fronteira norte do País. O texto, afirmou Mourão, também está em sintonia com as diretrizes da política externa brasileira de privilegiar a integração da América do Sul e da América Latina. “A integração entre Brasil e Guiana nos permitiria desenvolver um corredor de exportações brasileiras para o Caribe e a América do Norte. Há também muitos garimpeiros brasileiros na Guiana”, disse o deputado.

Segundo a emenda, serão considerados válidos os seguros de responsabilidade civil cobertos pelas empresas seguradoras do país de origem, desde que tenham acordo com empresas seguradoras do outro país, para a liquidação e pagamento das indenizações. A medida facilita a contratação de seguros no país de origem dos transportadores e o pagamento das eventuais indenizações. A mensagem foi transformada em projeto de decreto legislativo e ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e também pelo plenário.

 

Equipe Informes, com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100