Ex-ministro do governo Lula, jornalista e militante histórico dos direitos humanos, Nilmário Miranda lança nesta terça-feira (11), em Brasília, o livro ‘Histórias que Vivi na História’. A obra relata a trajetória do autor, desde a luta contra a ditadura até o golpe de 2016 que culminou no impeachment da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff. “Decidi escrever este livro depois do golpe de 2016, que feriu de morte a Constituição mais democrática que o País já teve, e liberou tanta intolerância, violência e ódio. Nossa geração não esperava que fôssemos viver de novo tamanho retrocesso”, conta o autor.
“Cada um tem o dever e a obrigação de fazer o que sempre fizemos: lutar e, não havendo o que fazer, lutar”, constata Nilmário.
Ex-deputado federal e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Nilmário, no registro autobiográfico apresenta o testemunho de quem sentiu na pele o golpe civil-militar de 1964, a instauração do terror de Estado e lutou pelo restabelecimento da democracia.
No relato, Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição de 1988, e destaca a contribuição do PT e de outros partidos de esquerda na construção de um Brasil justo, soberano e inclusivo.
O lançamento ocorre nesta terça-feira (11), 19h, no Bar Tiborna, na CLN 403, Boco B, Asa Norte, Brasília.
Benildes Rodrigues com Agências