O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) manifestou apoio, em pronunciamento no plenário, ao nome de Paulo Vannuchi para integrar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).
O governo brasileiro lançou a candidatura do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos a uma das três vagas da Comissão da OEA. Segundo o Itamaraty, sua candidatura “expressa o compromisso do Brasil com o fortalecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”.
“Quero expressar meu apoio integral à indicação de Paulo Vannuchi, que fez um mandato marcado pela integridade, ética e correção e ganhou, desse modo, o respeito e o reconhecimento do Brasil e perante a comunidade internacional”, disse Nilmário Miranda.
Ainda de acordo com Nilmário Miranda, que foi o primeiro ministro da Secretaria de Direitos Humanos no Brasil, durante o governo do presidente Lula, a trajetória de Paulo Vannuchi foi marcada por uma atuação pelo fortalecimento dos princípios democráticos. “Sua vida foi dedicada à luta pelos direitos econômicos, políticos, sociais e culturais do povo brasileiro”, enfatizou Nilmário Miranda.
Se eleito para essa honrosa missão, acrescentou Nilmário, “Paulo Vannuchi irá representar o Brasil à altura de Hélio Bicudo e Paulo Sérgio Pinheiro, que o antecederam”.
A eleição acontece na próxima semana durante a 43ª Assembleia Geral da OEA, que será realizada de 4 a 6 de junho, na Guatemala.
Gizele Benitz
Foto: Banco de Imagens/Câmara dos Deputados