O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) denunciou em plenário a tentativa de assassinato do ambientalista Luiz Fernando Ferreira Leite, em Milho Verde, distrito do Serro (310 Km de Belo Horizonte- MG). Uma bomba explodiu na madrugada desta quarta-feira (2) na casa do ambientalista, que é presidente do Instituto Milho Verde, ONG que atua em projetos ambientais na região e em ações de economia solidária. De acordo com Nilmário Miranda, esta é a segunda tentativa de assassinato do ambientalista, que em março deste ano recebeu dois tiros nas costas.
Nilmário Miranda afirma que a crise de segurança pública em Minas Gerais dificulta o trabalho da polícia. “O delegado de Serro teve que ir a Milho Verde — 25 quilômetros — no seu próprio veículo, porque a única viatura da Polícia Civil não tinha condições de trafegar. A situação da polícia no Serro é o retrato da profunda crise de segurança pública em Minas Gerais. São delegados com remuneração indigna, falta de estrutura, déficit de oito mil policiais militares, além de prefeituras de pequenas cidades compelidas a dispender recursos para sustentar atividades a cargo do governo estadual”, questionou o parlamentar petista.
O deputado do PT informou que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara (CDH) irá à Minas Gerais. “Vamos promover uma audiência pública para exigir providências do governo mineiro. O que a Secretaria de Defesa Social espera para agir, dando apoio ao delegado local ou escalando equipe especial? esperando mortes?”, questionou Nilmário Miranda. Ele disse ainda que vai recorrer ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e poderá, também, pedir acompanhamento da Polícia Federal.
Gizele Benitz
Ouça o deputado Nilmário Miranda (MG) na Rádio PT