O deputado Newton Lima (PT-SP), ao se pronunciar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16), disse que é urgente iniciar uma discussão sobre a situação das usinas nucleares brasileiras, uma vez que o acidente em Fukushima, no Japão, está causando apreensão em todo o mundo e na população brasileira também. “Particularmente, penso, como membro dessa comissão, que é urgente conhecer os planos brasileiros, as usinas de Angra e a continuidade do nosso programa nuclear. Devemos ouvir o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Dr. Odair Dias Gonçalves, para que possamos entender quais são as semelhanças e as diferenças tecnológicas entre os reatores de Fukushima e os reatores presentes nas usinas brasileiras”, disse o deputado petista.
Newton Lima lembrou que “o mundo aguarda apreensivo o posicionamento sobre o risco de contaminação radiológica do povo japonês e que nós temos que comparar e saber como estão os progressos relativos à energia nuclear no Brasil. No momento que o mundo todo rediscute a energia nuclear, pelos problemas que ela pode vir a trazer à saúde da humanidade, nós temos a obrigação nessa Comissão de pautarmos esse tema”, defendeu o deputado.
Ele também disse que a Comissão de Ciência e Tecnologia deverá fazer parte da reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos EUA Barack Obama, uma vez que os dois chefes de Estado estarão discutindo a construção de mais parcerias na área de tecnologia. O presidente da Comissão de C&T, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) acatou os encaminhamentos do deputado Newton Lima.
Assessoria Parlamentar