Newton Lima propõe nome de Paulo Freire para biblioteca da Câmara

newtonLimatrib

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Newton Lima (PT-SP) apresentou, esta semana, um Projeto de Resolução (PRC nº 250 de 2014) que propõe mudar o nome da biblioteca da Câmara dos Deputados de Pedro Aleixo para o do educador Paulo Freire. A ideia é homenagear o patrono da educação brasileira que se notabilizou internacionalmente pelo método inovador de alfabetização.

O pernambucano Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com 41 títulos de Doutor Honoris Causa das mais importantes universidades do mundo como Harvard (EUA), Cambridge e Oxford (Inglaterra).

“A denominação de bens públicos com nomes de pessoas memoráveis, por sua atuação política, cultural e artística, tem por objetivo legar às gerações futuras referências de pessoas de valores democráticos”, justificou Newton Lima. O professor Paulo Freire foi preso em 1964, por 70 dias, depois de ser acusado de traidor pelo governo militar. O motivo alegado para sua prisão foi o desenvolvimento de um método inovador de alfabetização, experimentado no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias. Depois, ficou exilado na Bolívia, Chile e outros países. Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997.

O deputado Pedro Aleixo, um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), se destacou por fazer uma acirrada oposição ao governo de João Goulart. Ele foi um dos líderes civis articuladores do golpe militar de 1964. “São, portanto, dois homens públicos de vocações bastante diferentes. Um fundamentalmente democrata, libertário, enquanto que o outro, em posição contrária, conspirou e apoiou a instauração de um regime antidemocrático, opressor e cerceador da liberdade”, afirmou o parlamentar. Recentemente, o deputado Newton Lima apresentou o Projeto de Lei nº 7.322 de 2014, que proíbe denominar edificações e instituições públicas com nome de ex-presidentes não eleitos pela via democrática.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também