Newton Lima defende maior participação da sociedade no Parlasul

newtonlimaentrevista

O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Newton Lima (PT-SP), afirmou na segunda-feira (2), em Montevidéu, no Uruguai, que a consolidação definitiva do bloco comercial só será possível se o Parlasul corrigir o “déficit democrático” no processo de integração dos países membros. Lima defendeu, durante a 28ª Sessão Ordinária do Parlasul, uma maior participação dos parlamentos e das sociedades civis dos estados-partes e lembrou que até pouco tempo atrás o processo de integração vinha sendo conduzido quase que exclusivamente pelos respectivos poderes executivos.

O parlamentar afirmou, ainda, que o Parlasul é a principal conquista do bloco comercial. “O Mercosul já reúne muitas realizações, dos pontos de vista econômico, comercial e político, mas este parlamento é a principal conquista do nosso bloco e para que  se consolide de forma definitiva é imprescindível que se corrija sua principal fragilidade: o déficit democrático”. Para Newton Lima, processos consistentes de integração dos países em mercados comuns de comércio, não se desenvolvem em espaços políticos vazios de cidadania. “Somente a integração construída de baixo para cima e fundamentada nos interesses dos cidadãos de todos os estados-partes poderá superar as assimetrias e as forças centrífugas que sempre ameaçaram o Mercosul e a integração latino-americana de forma geral”, afirmou.

Esta é a primeira reunião deliberativa do Parlasul após dois anos. Diferentes problemas nos países integrantes do bloco levaram à interrupção das reuniões. O principal deles foi a demora na indicação dos parlamentares da Argentina, que ficou dois anos sem representação no Parlasul. Em razão dessa demora, o Brasil está propondo uma mudança no regimento do Parlasul, para permitir que a ausência da delegação de um país não inviabilize as reuniões. A Representação Brasileira é composta por 27 deputados e dez senadores. Além do Brasil, integram o bloco comercial a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra            

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100