O deputado Newton Lima (PT-SP) acusou a oposição de ser irresponsável e de favorecer as empresas petrolíferas estrangeiras ao divulgar informações falsas sobre o episódio da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. Em discurso no plenário da Câmara, o parlamentar afirmou que o valor da compra da refinaria foi de US$ 486 milhões e não de US$ 1 bilhão, como vem sendo veiculado pela imprensa.
“De maneira irresponsável e com objetivos estritamente eleitorais, a oposição procura criar confusão na opinião pública, favorecendo as empresas petrolíferas internacionais e prejudicando a imagem da nossa empresa (Petrobras)”, afirmou Newton Lima.
O deputado lembrou que a aquisição da refinaria foi aprovada por grandes empresários que na época integravam o conselho de administração da estatal. “O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, mostrou que o negócio, à época aprovado por grandes empresários que compunham o conselho de administração, era lucrativo que trouxe resultados positivos”, afirmou.
Em sua conta no Twitter, o deputado divulgou a apresentação de Gabrielli que mostra claramente a evolução da Petrobras (zip.net/bfm3fd).
O deputado defendeu a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). “Queremos que se instale a CPI para esclarecer o caso de Pasadena, mas também queremos que sejam apuradas as denúncias gravíssimas contra os governos do PSDB em São Paulo na compra de trens e metrôs”, frisou.
Assessoria Parlamentar