O deputado Newton Lima (PT-SP) comemorou o bom resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgado pelo ministro da Educação (MEC), Henrique Paim, na última sexta-feira (5). De acordo com o Ministério da Educação, o Brasil superou as metas previstas para os anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental em 0,3 ponto. O Ideb nacional nessa etapa ficou em 5,2, enquanto em 2011 havia sido de 5,0.
“Estamos no caminho certo para melhorarmos a educação no país. Temos ainda o Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos e os recursos dos royalties da exploração do petróleo do pré-sal que serão investidos na educação”, comemorou Newton Lima.
Do total de estudantes matriculados nos primeiros anos do ensino fundamental (15.764.926), mais de 83,7% (13.188.037) estão matriculados na rede pública. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros. A rede estadual, que responde por 18% das matrículas nessa etapa, também superou as metas. Em 75,7% dos municípios, as escolas estaduais ultrapassaram a nota 5,0 prevista para 2013. Ao todo, nessa etapa, 5.293 municípios tiveram Ideb calculado para a rede pública. Na rede federal, o Ideb nos anos iniciais aumentou de 6,8 em 2011 para 7,0 em 2013.
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Assessoria Parlamentar