Newton Lima cobra apuração e punição aos envolvidos no escândalo do metrô de São Paulo

newtonlima-plenario

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, na terça-feira (5), o deputado Newton Lima (PT-SP) cobrou apuração do escândalo envolvendo autoridades tucanas do governo de São Paulo e multinacionais que ganharam licitações para operar o metrô da capital e serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Citando editorial do jornal Folha de São Paulo – “O trem tucano”, de 31 de outubro – sobre o assunto, Newton Lima foi enfático ao apontar a existência de cartel formado pelas multinacionais. “Ao menos seis licitações teriam sido fraudadas, segundo documentos internos da Siemens, que apontavam conluios durante as administrações de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra”, diz o texto lido pelo deputado.

O petista também registrou o trecho do editorial que indica a negligência das administrações tucanas em relação às investigações que poderiam ser feitas pela Assembleia Legislativa do estado. “Enquanto se bloqueavam as tentativas de realizar uma CPI sobre o escândalo, surgiram nomes de possíveis beneficiários de propina no governo”, citou Lima, acrescentando que ainda são necessárias cinco assinaturas para a criação de uma CPI na Alesp.

“Nenhuma investigação foi feita, entretanto. E o motivo alegado para a omissão é de desafiar a credulidade até mesmo dos mais ingênuos”, afirma o editorial, que também critica o procurador Rodrigo De Grandis, responsável pela investigação, arquivada na Suíça por falta de empenho do Ministério Público brasileiro.

“Não bastassem as notórias dificuldades brasileiras para julgar, condenar e aplicar penas aos suspeitos de corrupção, vê-se, no caso Alstom, a intervenção de um fator acabrunhante: o engavetamento puro e simples. (…) Que não fique por isso mesmo, para que o trem tucano não prossiga até a muito conhecida estação chamada impunidade”, diz o editorial da Folha lido por Newton Lima.

O petista, que considera o caso “muito grave”, encerrou seu pronunciamento cobrando apuração do escândalo e punição aos culpados. “A nossa expectativa é de que o povo paulista saiba exatamente o tamanho do desvio de dinheiro que foi colocado. Portanto, é obrigação da Assembleia Legislativa, dos meus colegas deputados paulistas, abrirem a CPI, para que possamos apurar exatamente o tamanho do desvio e punir quem tiver que ser punido”, concluiu Lima.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex